A CORPOREIDADE COMO ELO ESSENCIAL NA INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E TEATRO DO OPRIMIDO, EM UMA POSSÍVEL ATUAÇÃO NA ESCOLA BÁSICA.
Palavras-chave:
Corporeidade, Educação Física, Teatro do Oprimido.Resumo
Vivemos numa época repleta de complexidades. Entendemos que o corpo é dialeticamente influenciado por diversos elementos e diariamente provocado pelas relações que estabelecemos. Pensar o corpo em sua complexidade é pensar a corporeidade. E a educação física tem sido a área de atuação humana que mais se debruça sobre o assunto. Atuando em outras frentes, deparamo-nos com o Teatro do Oprimido (TO), que traz contribuições inegáveis à práxis pedagógica. O objetivo deste trabalho é propor a Corporeidade como elo essencial para a integração entre Educação Física Escolar (EFE) e TO. Metodologicamente este trabalho pode ser considerado de revisão bibliográfica. Dialogando com os autores, estabeleceram-se alguns parâmetros interessantes, a serem discutidos para reflexão. Pensar a corporeidade, talvez, passe pela compreensão das diversas relações que estabelecemos ao longo da nossa caminhada pela vida. Que a corporeidade presente em cada educando, possa ser sensivelmente compreendida. Que possamos transformar, concretamente, nosso fazerDownloads
Publicado
2016-07-18
Como Citar
Souza, M. C. de. (2016). A CORPOREIDADE COMO ELO ESSENCIAL NA INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E TEATRO DO OPRIMIDO, EM UMA POSSÍVEL ATUAÇÃO NA ESCOLA BÁSICA. Corpoconsciência, 19(1), 42–51. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3798
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).