MOTIVATION OF ATHLETES TO PRACTICE ATHLETICS
FROM INITIATION TO HIGH PERFORMANCE
DOI:
10.51283/rc.28.e15962Keywords:
Individual Sport, Self-determination Theory, Motivational FactorsAbstract
The aim of the present study is to analyze the motivation factors of federal Track and Field athletes. It was used three questionnaires: Sociodemographic, Basic Needs Satisfaction Scale and 3) Sport Motivation Scale. The sample consisted of 159 Track and Field athletes between 12 and 41 years old participated the Mato Grosso State Championship in 2022. For data analyzes was used Kolmogorov-Smirnov test, Repeated Measure ANOVA, U Mann-Whitney and correlation of Spearman. The results showed that athletes have high intrinsic motivation and low level of amotivation. The main reason for begin the modality were the feeling of pleasure and Family, school and friends influence. It was conclused that Track and Field athletes from Mato Grosso have high level of intrinsic motivation, Where they practice and compete for the feeling of pleasure and happiness.
References
BENTO, Ana Natacha Ferreira; SILVA, Maria Raquel; PONTES, Manuela. Motivação de atletas federados para a prática de atletismo. Revista da faculdade de ciências da saúde, v. 5, p. 326-336, 2008.
BORGES, Paulo Henrique et al. Motivação e desempenho tático em jovens jogadores de futebol: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista do departamento de educação física e saúde e do mestrado em promoção da saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul, v. 16, n. 2, p. 120-124, 2015.
CALVO, Tomás García et al. Using self-determination theory to explain sport persistence and dropout in adolescent athletes. The spanish journal of psychology. v. 13, n. 2, 677-684, 2013.
COIMBRA, Danilo Reis et al. Características motivacionais de atletas brasileiros. Motricidade., v. 9, n. 4, p. 64-72, 2013.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO (Brasil). História: o atletismo. O Atletismo. Disponível em: <https://cbat.org.br/site/?pg=2>. Acesso em: 21 fev. 2022.
DECI, Edward; RYAN, Richard. The “what” and “why” of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behavior. PsychologicalInquiry, v. 11, n. 4, p. 227-268. 2000.
DECI, Edward; RYAN, Richard. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York, USA: Plenum, 1985.
DECI, Edward; RYAN, Richard. Self-determination theory. In: VAN LANGE, Paul A. M.; KRUGLANSKI, Arie W.; HIGGINS, E. Tory (Eds.). Handbook of theories of social psychology. London, England: Sage Publications Ltd, 2012.
FAGANELLO, Flórence Rosana; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Pesquisando dissertações de mestrado e teses de doutorado relacionadas ao atletismo: contribuições para a sua difusão no campo escolar. Educación física y deportes, v. 12, n. 1, 2007.
FORTES, Leonardo de Souza; FIORESE, Lenamar. Psicologia do esporte: uma abordagem aplicada para atletas e treinadores. Belo Horizonte, MG: Ampla, 2022.
LUCKWÜ, Rogério Márcio. Relação entre idade, tempo de prática e motivação em jovens competidores de atletismo de nível nacional. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA, NUTRIÇÃO E SAÚDE, 2. Anais... Aracaju, SE: Universidade Tiradentes, 2016.
MANNINEN, Mika et al. Self-determination theory based instructional interventions and motivational regulations in organized physical activity: A systematic review and multivariate meta-analysis. Psychology of sport and exercise, v. 62, 2022.
MARQUES, Carmen Lucia; IORA, Jacob Alfredo. Atletismo escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de educação física. Movimento, v. 15, n. 2, p. 103-118, 2009.
MARTINS, Liliana Filipa Salvado. Motivação para a prática da modalidade de atletismo por parte dos atletas de diferentes regiões de Portugal. 2016. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco, Portugal, 2016.
MORGADO, Tiago et al. A motivação para prática de atividades desportivas em praticantes federados de basquetebol e atletismo. Medi@ções, v. 8, n. 1, p. 104-112, 2020.
NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade do et al. Adaptação transcultural e análise das propriedades psicométricas da Sport Motivation Scale-II no contexto brasileiro. Revista da Educação Física, v. 25, n. 3, p. 441-58, 2014.
NASCIMENTO, José Roberto Andrade do; VISSOCI, João Ricardo Nickening; VIEIRA, Lenamar Fiorese. Propriedades psicométricas da versão brasileira da escala de satisfação das necessidades básicas no esporte (BNSSS). Psicologia: teoria e pesquisa, v. 34, p. 1-10, 2018.
NG, Johan Y. Y.; LONSDALE, Chris; HODGE, Ken. The basic needs satisfaction in sport scale (BNSSS): instrument development and initial validity evidence. Psychology of sport and exercise, v. 12, p. 257-64, 2011.
NTOUMANIS, Nikos. et al. An idiografic analysis of amotivation in compulsory school physical education. Journal of sport and exercise psychology, v. 26, p. 197-214, 2004.
PELLETIER, Luc G. et al. Validation of the revised sport motivation scale (SMS-II). Psychology of sport and exercise, v. 14, n. 3, p. 329-341, 2013.
PEREIRA, Jonathan da Rosa; HUBER, Marcos Paulo. Fatores motivacionais dos atletas de atletismo da associação desportiva recretiva de atletismo. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, 2019.
PINTO, Guilherme Moreira Caetano; PEDROSO, Bruno; CORSINO, Luciano Nascimento. A influência da idade relativa no desempenho individual de participantes do atletismo nos jogos estudantis da primavera. Revista Eletrônica Fafit/Facic, p. 35-42, 2015.
PRUDENCIO, Layane Emília Costa Martins et al. (2020). A utilização da teoria da autodeterminação no Brasil: um mapeamento sistemático da literatura. Psicologia revista, v. 29, n. 2, p. 422-44. 2020.
RABELO, Viviane Teixeira; FERNANDES, Gounnersomn Luiz. O atletismo como conteúdo nas aulas de educação física escolar. Coleção pesquisa em educação física, v. 9, n. 1, p. 187-192, 2010.
RIBEIRO, David de Aguiar. Fatores motivacionais de pessoas praticantes de corrida de rua em Porto Alegre. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2014.
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA, ESPORTE E LAZER DE MATO GROSSO – SECEL. Edial Nº04/2022/SECEL – Bolsa atleta. Inscrições para a concessão de bolsa atleta - Projeto Olimpus. Disponível em EDITAL Nº04/2022/SECEL - BOLSA ATLETA - Editais Esporte e Lazer - SECEL, 2022.
SENA JUNIOR, Antonio Walter. Motivação e flow-feeling na corrida de rua. 2012. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2012.
SILVA, Giovana Correia da et al. Comparação da motivação para a prática esportiva de jovens atletas de atletismo em razão do sexo, tempo de prática e grupo de competição. Caderno de educação física e esporte, v. 20, p. 1-5, 2022.
SOUZA, Ricardo Siqueira de et al. Motivação de jovens e adultos para o treinamento do atletismo. Pensar a prática, v. 19, n. 4, p. 253-264, 2016.
THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Corpoconsciência
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).