Corpoconsciência, v. 29, suplemento 1, 2025

					Visualizar Corpoconsciência, v. 29, suplemento 1, 2025

Apresentação

 

O Congresso Brasileiro de Esportes Ginásticos (CBEGIN), realizado nos dias 6 e 7 de dezembro de 2024 na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória/ES, representa um marco no cenário acadêmico-científico dos esportes ginásticos. Especialmente, no ano dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no qual houve grande protagonismo dos/as ginastas brasileiros/as.

 

O CBEGIN, materializado no presente suplemento da Revista Corpoconsciência, consistiu em um espaço plural de debates, reflexões e compartilhamento de conhecimentos científicos, reunindo estudantes, pesquisadores/as, treinadores/as, árbitros/as, gestores/as e demais atores/as envolvidos/as com as diferentes modalidades gímnicas competitivas. O evento teve como objetivo geral promover mais um espaço de reflexão e de compartilhamento de conhecimentos, inovações e experiências que tem o potencial de viabilizar a continuidade do processo de desenvolvimento da Ginástica no Brasil. Ademais, os seus objetivos específicos incluíam fomentar a discussão de temas relevantes para o campo da ginástica, desde aspectos técnicos até questões pedagógicas, sociais e históricas; promover o intercâmbio de experiências e a construção de redes de colaboração entre pesquisadores/as, treinadores/as, gestores/as, discentes e professores/as; incentivar a produção científica de qualidade e a divulgação de resultados de pesquisa relevantes para o avanço da área; contribuir para a formação de recursos humanos qualificados para atuarem no universo competitivo da ginástica; e fortalecer a relação entre a academia e a comunidade externa, com o fim de favorecer o interesse pela ciência e, assim, fortalecer a relação entre a ginástica dos ginásios e das arenas competitivas com a academia.

 

O congresso foi estruturado em torno de uma programação diversificada com especialistas de destaque, como: o Prof. Dr. Vitor Ricci Costa (UFTM), pesquisador na área da pedagogia e da sociologia do esporte com foco na ginástica artística feminina; o Prof. Dr. Enrico Puggina (USP), especialista em treinamento físico e esportivo; a Profa. Dra. Andrize Ramires Costa (UFSC), árbitra internacional de ginástica artística e pesquisadora sobre ginástica e infâncias; o Prof. Dr. Helvio de Oliveira Affonso (UVV/EMESCAM/COB/IOB), fisiologista do COB e com experiência em atletas de alto rendimento, como Cesar Cielo, Andrey Govorov e Bruno Fratus – no âmbito da ginastica, atuou com as ginastas olímpicas Natalia Gaudio e Geovanna Santos. Além deles, o evento contou com a participação de treinadores/as de destaque, como: o Prof. Me. Raphael Mendes de Andrade Felipe, treinador da seleção brasileira de ginástica acrobática e membro do Comitê Técnico da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG); a Profa. Claudia Gomes Borelli, vice-campeã mundial de ginástica aeróbica em 1992 e agora treinadora da seleção brasileira de ginástica aeróbica e membro do Comitê Técnico da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG); o Prof. Esp. Marcelo Borelli, com experiência na seleção brasileira de ginástica aeróbica e no treinamento esportivo, atua como preparador físico de atletas de alto rendimento; e o Prof. Alexandro Rungue Pereira, técnico olímpico de trampolim (Paris 2024) e membro Comitê Técnico da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). E, para enriquecer ainda mais o evento, tivemos a honra de receber o Prof. Dr. Keith Russell, emérito da Universidade de Saskatchewan, no Canadá. O professor Russell, um ícone da ginástica mundial, compartilhou sua vasta experiência e conhecimento, contribuindo para o aprimoramento do debate e para a disseminação de novas ideias e práticas no cenário da ginástica brasileira.

 

Nos dois dias de congresso, os/as participantes puderam desfrutar de uma programação rica e diversificada. Os/as professores/as e treinadores/as abordaram temas atuais e relevantes, sempre incentivando a participação ativa do público, o que proporcionou um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. Os minicursos ofereceram aos/as participantes a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, através de vivências práticas e teóricas sobre temas específicos, ministradas por profissionais experientes e engajados/as com a formação de atletas da base até o alto rendimento. Além disso, a presença de profissionais atuantes em comitês técnicos enriqueceu ainda mais o debate e a troca de experiências. A apresentação de trabalhos científicos, por sua vez, permitiu que pesquisadores/as e alunos/as de graduação e pós-graduação divulgassem seus estudos e resultados de pesquisa, contribuindo para o avanço do conhecimento na área da ginástica.

 

O CBEGIN e os presentes Anais constituem, portanto, mais um recurso acadêmico-científico para o desenvolvimento da ginástica no Brasil, somando-se a outros importantes eventos dessa natureza, como o Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição (SIGARC). Esperamos que este material contribua para o avanço da pesquisa e da produção de conhecimento científico na área; a melhoria da qualidade da formação de profissionais que atuam no campo da ginástica; o fortalecimento da prática esportiva e do alto rendimento nas diferentes modalidades gímnicas; e a promoção da cultura esportiva e do interesse pela ginástica na sociedade brasileira. Convidamos a todos/as a saltarem sobre as descobertas, embalarem-se nas experiências e aterrissarem em um novo mundo de aprendizado. Mas, principalmente, a se juntarem a nós na missão de diminuir a lacuna entre a atuação e a ciência em prol de construir um futuro de mais conquistas e excelência para a ginástica brasileira.

 

Boa leitura!

Publicado: 29-05-2025

Edição completa

Artigos

  • I CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPORTES GINÁSTICOS

    DOI: https://doi.org/10.51283/rc.29.e19186
    Maurício Santos Oliveira  
    10.51283/rc.29.e19186
    Visualizações do artigo: 269     PDF downloads: 72