LUTAS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Artes marciais, pessoas com deficiência, ensinoResumo
As lutas emergem no cenário de múltiplas possibilidades de prática envolvendo pessoas com deficiência, temática ainda pouco explorada. Este ensaio objetiva suscitar uma discussão acerca das lutas para as pessoas com deficiência em diferentes contextos, além de discutir possibilidades de aplicação pedagógica das modalidades judô, esgrima, parataekwondo e wushu para pessoas com deficiência, sob a ótica educacional e da iniciação esportiva. Para tanto, as apresentaremos a partir de uma reflexão teórica, enquanto conteúdo da Educação Física. Verificou-se que as lutas são um conteúdo possível para que pessoas com deficiência pratiquem, considerando as necessidades comuns de cada pessoa, pautando-se nas adaptações dos os métodos de ensino, dos cenários a serem utilizados para as aulas, bem como o uso de materiais que facilitem e proporcionem a assimilação dos conteúdos. Percebeu-se ainda que, esta iniciativa reflete-se em um caminhar que demonstra uma prática que conduz ao adequado ato educativo.Referências
ANTUNES, Marcelo Moreira. Artes marciais para pessoas com deficiência: dilemas e possibilidades do wushu. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016.
______. Aspectos introdutórios sobre a relação entre as artes marciais e a saúde. In: ANTUNES, Marcelo Moreira; IWANAGA, Carla Carvalho. Aspectos multidisciplinares das artes marciais. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2013.
BALBINO, Hermes Ferreira; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e os jogos desportivos coletivos na ótica das inteligências múltiplas. In: PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
COMITÉ PARALÍMPICO ESPAÑOL (CPE). Disponível em: <http://www.paralimpicos.es>. Acesso em: 15/09/2013.
GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2008.
GOMES, Mariana Simões Pimentel; MORATO, Marcio Pereira; ALMEIDA, José Júlio Gavião. Judô paraolímpico: comparações e reflexões sobre as realidades de diferentes seleções femininas. Conexões. v. 9, n. 1, p. 85-109, 2011.
INTERNATIONAL BLIND SPORTS FEDERARION (IBSA). Disponível em: <http://www.ibsasport.org>. Acessado em: 15/09/2013.
INTERNATIONAL JUDÔ FEDERATION (IJF). Disponível em: <http://www.ijf.org>. Acesso em: 15/09/2013.
INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE (IOC). Disponível em: . Acesso em: 10/06/2013.
INTERNATIONAL PARALYMPIC COMMITTEE (IPC). Disponível em: <http://www.paralympic.org/>. Acesso em: 15/09/2013.
INTERNATIONAL WHEELCHAIR & AMPUTEE SPORTS FEDERATION (IWAS). Disponível em: <http://www.iwasf.com/iwasf/>. Acesso em: 15/09/2013.
INTERNATIONAL WUSHU FEDERATION (IWUF). Wushu. Beijing: IWUF, 2008.
MESSIAS, André; JORGE, Rodrigo; CRUZ, Antônio Augusto Velasco. Tabelas para medir acuidade visual com escala logarítmica: porque usar e como construir. Arquivos brasileiros de oftalmologia, v. 73, n. 1, p. 96-100, 2010.
MORIN, Edgard. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre, RS: Sulina, 2007.
NAZARETH, Valber Lazaro. Esgrima em cadeira de rodas: pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade. 2009. 149f. Tese (Doutorado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2009.
PAES, Roberto Rodrigues. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: DE ROSE JÚNIOR, Dante. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
PATATAS, Jacqueline Martins. O taekwondo como modalidade paradesportiva. 2012. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2012.
PATROCÍNIO, Regina Matsui e colaboradores. Estratégias de ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, José Júlio Gavião e colaboradores (Orgs.). Goalball: invertendo o jogo da inclusão. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
WORLD TAEKWONDO FEDERATION (WTF). Disponível em: . Acesso em: 17/05/2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).