O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

UM OLHAR SOBRE AS DIMENSÕES DO CONTEÚDO

Autores

  • Jaqueline da Silva jaqueline_s91@yahoo.com
    Faculdade IELUSC
  • Allana Alencar allanaa.alencar@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Flávia Backes anafbackes@hotmail.com
    Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
  • Gelcemar Olivera Farias fariasgel@hotmail.com
    Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento juarez.nascimento@ufsc.br
    Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19072


Palavras-chave:

Educação Física, Dança, Ensino Fundamental

Resumo

Objetivou-se analisar o ensino das danças nas aulas de Educação Física Escolar nas dimensões conceitual, atitudinal e procedimental do conteúdo. Participaram sete professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de São José/SC. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental de planejamentos, nos quais utilizou-se o método da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os professores implementam diferentes estilos de danças, com a predominância da dimensão conceitual. Conclui-se que as danças foram abordadas, visando superar a resistência e o preconceito.

Referências

ALENCAR, Allana et al. Passos e descompassos: A dança nos currículos de formação inicial em educação física. Pro-Posições, v. 33, p. 1-25, 2021.

ALVES, Michelle Silva et al. O ensino da dança no ensino fundamental II e ensino médio da rede estadual de Recife–PE. Pensar a prática, v. 18, n. 2, p. 350-367, 2015.

ANDREOLI, Giuliano Souza. Dança, gênero e sexualidade: narrativas e performances. Curitiba, PR: Appris, 2019.

ARAÚJO, Marília Camargo; PRODÓCIMO, Elaine. Práticas pedagógicas do hip-hop nas aulas de educação física: uma revisão sistemática. Movimento, v. 28, p. 1-20, 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROSO, André Luís et al. Objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. In: DARIDO, Suraya Cristina (Org.). Educação física escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011.

BEIJA, João Victor Cruz. Danças urbanas nas aulas de educação física escolar: entre a cultura juvenil e o cotidiano escolar. 2020. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal da Paraíba, PB, 2020.

BIANCHETTI, Monique; ISSE, Silvane Fensterseifer. Funk na escola: corpo, cultura e movimento juvenil em pauta. Kinesis, v. 36, n. 3, p. 75-90, 2018.

BONETTO, Pedro Xavier Russo. O samba na educação física escolar: na batucada dos nossos tantãs. EMEF Olavo Pezzotti. São Paulo, SP, 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRASILEIRO, Lívia Tenório; SOUZA, Ana Aparecida de Almeida. Saberes docentes de professoras de Educação Física sobre o conteúdo dança. Motrivivência, v. 31, n. 59, p. 1-18, 2019.

BUCHOLTZ, Mary. The politics of transcription. Journal of pragmatics, v. 32, n. 10, p. 1439-1465, 2000.

CARDOSO, Allana Alexandre; SILVA, Jaqueline da; SILVA, Rui Manoel Coelho Resende da. Corpos que dançam: a significação do corpo no dançar a dois. Corpoconsciência, v. 25, n. 1, p. 74-89, 2021.

CARVALHO, Monique Costa de et al. A importância da dança nas aulas de educação física: revisão sistemática. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 11, n. 2, p. 38-54, 2012.

COLL, César et al. Os conteúdos na reforma. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

CRESWELL, John W. Qualitative inquiry & research design: choosing among five approaches. 3. ed. Thousand Oaks, USA: SAGE, 2013.

DALDRY, Stephen. Billy Elliot. Direção: Stephen Daldry. Universal Studios. Reino Unido. 2000. 1 DVD (111 min.).

DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da Educação Física escolar. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição (Orgs.). Educação física na escola. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DARIDO, Suraya Cristina et al. A educação física, a formação do cidadão e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista paulista de educação física, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001.

DA ROSA, Marcelo Victor et al. “Porque eu gosto e principalmente funk, mas a professora não

permite”: uma análise da percepção de alunos/as em relação a dança na Educação Física

escolar. Educação online, v. 15, n. 33, p. 26-46, 2020.

DIAS, Juliana Luzia; BISCONSINI, Camila Rinaldi. Possibilidade de tematização da dança na educação física cultural. Temas em educação física escolar, v. 7, n. 1, p. 1-15, 2022.

DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008.

DOURADO, Isabella Katrinny Araújo et al. O trato pedagógico sobre gênero nas aulas de educação física do ensino fundamental: uma revisão narrativa. Educação física: fundamentos e práticas em pesquisa, v. 1, p. 78-98, 2024.

EASTWOOD, Clint. Menina de ouro. Direção: Clint Eastwood. Warner Bros. Pictures. Estados Unidos. 2004. 1 DVD (132 min.).

FRANÇA, Silvana de; MORALES, Pedro Jorge Cortes. A dança na prática pedagógica dos docentes de Educação Física da rede municipal de ensino de Joinville. Pensar a Prática, v. 24, p. 1-22, 2021.

FU, Ho Shin et al. Filmes como estratégias para as aulas de educação física na escola. Movimento, v. 28, p. 1-17, 2022.

GOMES, Izaú Veras; MOREIRA, Eduardo Vinícius. “Por favor deixa eu passar”: funk na educação física escolar. In.: NICÁCIO, Luiz Gustavo et al. Formação na prática, 2020. Disponível em: <https://www.cp.ufmg.br/wp-content/uploads/2021/10/Livro-FORMACAO-NA-PRATICA_compressed.pdf#page=27>. Acesso em: 07 out. 2025.

GULARTE, Priscila Fontes; FINOQUETO, Leila Cristiane Pinto. Danças populares brasileiras: trajetórias e experiências contribuindo para a formação docente. Conexão UEPG, v. 15, n. 2, p. 226-231, 2019.

JESUS, Glauber Bedini; GASPARI, Telma Cristiane. Atividades rítmicas e expressivas. In: DARIDO, Suraya Cristina (Org.). Educação física escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011.

LIMA, Eliaquim de Sousa; PINTO, Nilson Vieira. Gênero e dança na educação física escolar: trilhando experiências pedagógicas no ensino médio com o forró. Temas em educação física escolar, v. 9, n. 1, p. 1-22, 2024.

MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. Educação física escolar e as três dimensões do conteúdo: tematizando as danças na escola pública. Conexões, v. 12, n. 1, p. 181-200, 2014.

MALDONADO, Daniel Teixeira. Por uma educação física escolar feminista. Temas em educação física escolar, v. 6, n. 1, p. 15-38, 2021.

OLIVEIRA, Ingrid Patrícia Barbosa de; BATISTA, Alison Pereira; MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de. Educação física e a linguagem do hip hop: um Diálogo possível na escola. Conexões, v. 12, n. 2, p. 166-189, 2014.

PAIVA, Thalisney Souza de; GADELHA, Jhonatan Gomes; SANTOS, Angelita Pereira dos. Aspectos limitadores para o ensino da dança nas aulas de educação física. Revista Contemporânea, v. 4, n. 4, p. 1-32, 2024.

PERNA, Marco Antonio. Samba de gafieira: a história da dança de salão brasileira. S.l.: O autor, 2005.

ROCHA, Janaina; DOMENICH, Mirella; CASSEANO, Patrícia. Hip hop: a periferia grita. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

SÃO JOSÉ. Secretaria Municipal de Educação. Currículo base da educação josefense. Prefeitura Municipal de São José, São José, SC, 2020.

SILVA, Jaqueline da et al. O ensino da dança na educação física escolar: um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz. Revista portuguesa de educação, v. 35, n. 2, p. 148-166, 2022.

SOARES, Josias Góis; DAHLKE, Ana Paula; FRAGA, Alex Branco. Cultura hip-hop na educação física: um projeto de educação antirracista com estudantes que não se autodeclaravam negros/as. Retratos da escola, v. 18, n. 40, p. 261-279, 2024.

SOUSA, Nilza Coqueiro Pires; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França. Ensino da dança na escola: enfrentamentos e barreiras a transpor. Educación física y ciencia, v. 21, n. 1, p. 1-20, 2019.

SOUSA, Romerito da Silva; REIS, Deyse Almeida. A dança como recurso no ensino da educação física escolar: uma análise da literatura. Humanidades & inovação, v. 8, n. 38, p. 141-152, 2021.

SOUZA, Alberto Carlos. A origem do samba no brasil. In: SOUZA, Alberto Carlos de. Humanidades e ciências sociais uma análise institucional. Rio Branco, AC: Stricto sensu, 2021.

SPARKES, Andrew C.; SMITH, Brett. Qualitative research methods in sport, exercise and health: from process to product. London, England: Routledge, 2014.

UNESCO. North Western Counties Physical Education Association et al. World-wide survey of school physical education. Paris, France: UNESCO, 2014.

XAVIER, Fernanda; ALMEIDA, Felipe Quintão; GOMES, Ivan. A relação do funk com a cultura escolar: entre dilemas e tensões. Pensar a prática, Goiânia, v. 21, n. 3, p. 540-551, 2018.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

ZANOTTO, Luana; BARBOSA, Luis Felipe. O hip hop na educação física: um contexto de planejamento interdisciplinar. Corpoconsciência, v. 23, n. 2, p. 37-48, 2019.

Downloads

Publicado

11-12-2025

Como Citar

O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE AS DIMENSÕES DO CONTEÚDO . (2025). Corpoconsciência, 29, e19072. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19072

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)