DO FUTEBOL AOS FUTEBÓIS

POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Mariama Silva Gouvêa Barreto mariamabarreto@estudante.ufscar.br
    Universidade Federal de São Carlos
  • Osmar Moreira de Souza Júnior osmar@ufscar.br
    Universidade Federal de São Carlos

DOI:

10.51283/rc.28.e18008

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Ensino Fundamental Anos Finais, Futebol, Futebóis, Curso Aberto Online

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar a elaboração de um currículo dos futebóis para a Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, e a implementação de uma unidade didática deste currículo com uma turma do 8º ano. O percurso investigativo caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa ação, tendo como instrumento de produção de dados os diários de aulas. Para o presente estudo, os resultados da pesquisa foram estruturados em três momentos da pesquisa: a) O currículo (6º ao 9º ano) e a unidade didática (8º ano) dos futebóis; b) As experiências dos(as) alunos(as) a partir dos futebóis; c) O curso: “Do futebol aos futebóis: possibilidades na Educação Física escolar”. Os resultados nos permitem concluir que o currículo e a unidade didática contribuíram para que alunos(as) com histórico de experiências e sentimentos ruins em relação ao futebol, participaram de forma ativa e expressaram uma apreciação positiva quanto aos futebóis. De forma similar, os participantes do curso online expressam alto índice de satisfação.

Referências

BARRETO, Mariama. Implementação de um currículo dos futebóis para a Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. 2023. 245f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2023.

BOGDAN, Robert Charles; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto, Portugal: Porto, 1994.

BORGES, Robson. Estudar com professores: a formação continuada e o processo de mudançade concepção de ensino na educação física escolar. Curitiba, PR: CRV, 2019.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB: Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996.

FARIA, Eliene Lopes; SANTANA, Thiago José Silva. “Futebóis” nas aulas de educação física: ainda faz sentido propor uma oficina de formação? In: NICÁCIO, Luiz Gustavo et al. (Orgs.). Formação na prática. 2020. Disponível em: <https://www.cp.ufmg.br/wp-content/uploads/2021/10/Livro-FORMACAO-NA-PRATICA_compressed.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2024.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 483-502, 2005.

FREIRE, João Batista. Pedagogia do futebol. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Projeto Curricular e Educação Física: o esporte como conteúdo escolar. In: REZER, Ricardo. O fenômeno esportivo: ensaios crítico-reflexivos. Chapecó: Argos, 2006. p. 69 – 109. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/316663210_Projeto_curricular_e_educacao_fisica.> Acesso em 27 out. 2023.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória, ES: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da EF escolar II. Cadernos de formação RBCE, v. 1, n. 2, p. 10-21, 2010.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FRAGA, Alex Branco. Afazeres da educação física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim, RS: Edelbra, 2012.

LARROSA-BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

MARTINS, Raphaell Moreira; FERREIRA JÚNIOR, José Ribamar; MOURA, Diego Luz. Análise da educação física no documento curricular referencial do Ceará. Revista eletrônica científica ensino interdisciplinar, v. 8, n. 25, P. 115-130, 2022.

MARTINS, Raphaell Moreira. O ensino dos futebóis no ensino médio integrado. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; MARTINS, Raphaell Moreira (Orgs.). Educação física no ensino médio: resistências e transgressões na prática político-pedagógica nos institutos federais. Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2023.

PARLEBAS, Pierre. Juego, deporte y sociedad. Léxico de praxiologia motriz. Barcelona, Espanha: Paidotribo, 2001.

SOUZA JÚNIOR, Marcílio. O saber e o fazer pedagógicos da educação física na cultura escolar: o que é um componente curricular? In: CAPARRÓZ, Francisco Eduardo (Org.). Educação física escolar: política, investigação e intervenção. Vitória, ES: Proteoria, 2001.

SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; CARVALHO, Ricardo Souza de; PRADO, Denis. Do futebol moderno aos futebóis transmodernos: a utopia da diversidade revolucionária. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2023.

VAROTTO, Nathan Raphael; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Fútbol callejero: um olhar para os processos educativos. Fulia, v. 4, n. 2, p. 44-60, 2019.

ZABALZA, Antoni. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

Barreto, M. S. G., & Souza Júnior, O. M. de. (2024). DO FUTEBOL AOS FUTEBÓIS: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Corpoconsciência, 28, e18008. https://doi.org/10.51283/rc.28.e18008

Edição

Seção

II Congresso Internacional de Educação Física Escolar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)