Comportamento Sedentário

Autores

Palavras-chave:

estilo de vida sedentário, tempo de tela, atividade motora, fatores de risco, epidemiologia, revisão

Resumo

Desde o início dos anos 2000 se observou um crescente número de trabalhos científicos voltados à compreensão do comportamento sedentário. Adotando uma linha cautelosa, visto que o conjunto de evidências existentes ainda deixa mais dúvidas do que certezas, e realista, uma vez que muitas destas atividades fazem parte do cotidiano das pessoas e não podem ser extintas a qualquer custo, o presente ensaio oferece um panorama das pesquisas voltadas ao comportamento sedentário, desde a delimitação do termo, perpassando pelos seus impactos na saúde e questões fisiológicas correlatas, até a proposição de sugestões às futuras pesquisas.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Guerra, Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Paulo H Guerra possui Licenciatura em Educação Física (2004) e Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2013). No momento desenvolve trabalho de Pós Doutorado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH USP), sendo bolsista pela FAPESP e Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF EACH-USP). Sua produção se insere nas áreas da Epidemiologia, Epidemiologia da Atividade Física, Revisão Sistemática/Meta-Análise e Avaliação da Pesquisa Epidemiológica. (Texto informado pelo autor)

Grégore Iven Mielke, Universidade Federal de Pelotas

Grégore Iven Mielke possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2009). .Possui mestrado em Epidemiologia pelo Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPel e atualmente é aluno de Doutorado no mesmo programa. Pertence ao GEEAF (Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física). Participa de trabalhos e cursos na área de Atividade Física e Saúde e desenvolve atividades de pesquisa na área.

Leandro Martin Totaro Garcia, Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública

Tem interesse em atividade física relacionada à saúde, especialmente em determinantes da prática de atividade física em populações e na aplicação da ciência de sistemas nessa área. Aluno de doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e Bacharel em Educação Física pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-06-22

Como Citar

Guerra, P. H., Mielke, G. I., & Garcia, L. M. T. (2015). Comportamento Sedentário. Corpoconsciência, 18(1), 23–36. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3568

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)