Comportamento Sedentário

Autores

Palavras-chave:

estilo de vida sedentário, tempo de tela, atividade motora, fatores de risco, epidemiologia, revisão

Resumo

Desde o início dos anos 2000 se observou um crescente número de trabalhos científicos voltados à compreensão do comportamento sedentário. Adotando uma linha cautelosa, visto que o conjunto de evidências existentes ainda deixa mais dúvidas do que certezas, e realista, uma vez que muitas destas atividades fazem parte do cotidiano das pessoas e não podem ser extintas a qualquer custo, o presente ensaio oferece um panorama das pesquisas voltadas ao comportamento sedentário, desde a delimitação do termo, perpassando pelos seus impactos na saúde e questões fisiológicas correlatas, até a proposição de sugestões às futuras pesquisas.

Biografia do Autor

  • Paulo Henrique Guerra, Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades
    Paulo H Guerra possui Licenciatura em Educação Física (2004) e Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2013). No momento desenvolve trabalho de Pós Doutorado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH USP), sendo bolsista pela FAPESP e Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF EACH-USP). Sua produção se insere nas áreas da Epidemiologia, Epidemiologia da Atividade Física, Revisão Sistemática/Meta-Análise e Avaliação da Pesquisa Epidemiológica. (Texto informado pelo autor)
  • Grégore Iven Mielke, Universidade Federal de Pelotas
    Grégore Iven Mielke possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2009). .Possui mestrado em Epidemiologia pelo Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPel e atualmente é aluno de Doutorado no mesmo programa. Pertence ao GEEAF (Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física). Participa de trabalhos e cursos na área de Atividade Física e Saúde e desenvolve atividades de pesquisa na área.
  • Leandro Martin Totaro Garcia, Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública
    Tem interesse em atividade física relacionada à saúde, especialmente em determinantes da prática de atividade física em populações e na aplicação da ciência de sistemas nessa área. Aluno de doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e Bacharel em Educação Física pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-06-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)