O elemento lúdico
Palavras-chave:
Lúdico. Criança. Escola.Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão teórica que contribui com o desenvolvimento da pesquisa intitulada “A questão do lúdico: um estudo de caso no Projeto Escola Integral em Andradas-MG”. O objetivo deste estudo foi ressaltar a importância dos elementos lúdicos e suas formas de manifestação por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Primeiramente, procurou-se esclarecer as possibilidades do elemento lúdico no jogo, pois nem todo jogo possui características lúdicas, uma vez que depende da finalidade buscada. Posteriormente, apresentaram-se as formas mais claras de se identificar o lúdico, ou seja, a brincadeira e o brinquedo, porque esses representam um dos principais fundamentos das atividades lúdicas, a diversão. Finalizando, buscou-se salientar a importância do lúdico na escola, bem como os seus benefícios. Diante dos argumentos apresentados, foi possível entender que as atividades lúdicas são fundamentais para o desenvolvimento humano; sendo assim, é grande a importância do trabalho com os elementos lúdicos e a necessidade de compreensão do lúdico como um fenômeno existencial, que pode estar presente em diversos momentos do cotidiano.Downloads
Publicado
2011-03-25
Como Citar
Trevisan, K., & Romera, L. A. (2011). O elemento lúdico. Corpoconsciência, 14(2), 21–30. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3522
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).