O elemento lúdico

Autores

  • Karina Trevisan karina.trevisan@email.com
    Unimep
  • Liana Abrão Romera liana.abrao@email.com
    UFES

Palavras-chave:

Lúdico. Criança. Escola.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórica que contribui com o desenvolvimento da pesquisa intitulada “A questão do lúdico: um estudo de caso no Projeto Escola Integral em Andradas-MG”. O objetivo deste estudo foi ressaltar a importância dos elementos lúdicos e suas formas de manifestação por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Primeiramente, procurou-se esclarecer as possibilidades do elemento lúdico no jogo, pois nem todo jogo possui características lúdicas, uma vez que depende da finalidade buscada. Posteriormente, apresentaram-se as formas mais claras de se identificar o lúdico, ou seja, a brincadeira e o brinquedo, porque esses representam um dos principais fundamentos das atividades lúdicas, a diversão. Finalizando, buscou-se salientar a importância do lúdico na escola, bem como os seus benefícios. Diante dos argumentos apresentados, foi possível entender que as atividades lúdicas são fundamentais para o desenvolvimento humano; sendo assim, é grande a importância do trabalho com os elementos lúdicos e a necessidade de compreensão do lúdico como um fenômeno existencial, que pode estar presente em diversos momentos do cotidiano.

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Publicado

2011-03-25

Como Citar

Trevisan, K., & Romera, L. A. (2011). O elemento lúdico. Corpoconsciência, 14(2), 21–30. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3522