PERFIL PROFISSIONAL E O TRABALHO COM CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE MONTES CLAROS/MG E PALMAS/TO

Autores

  • Vitor Antonio Cerignoni Coelho v7coelho@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Tocantins
  • Marta Aurora Mota e Aquino martamota2000@yahoo.com.br
    Universidade Estadual de Montes Claros
  • Rute Estanislava Tolocka nupemlab@gmail.com
    Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

10.51283/rc.27.e15074

Palavras-chave:

Educação Infantil, Perfil Profissional, Corpo, Gestos e Movimentos

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o perfil profissional de professores que atuam na Educação Infantil (EI) associado à formação e capacitação recebidas para promover atividades que envolvam o campo de experiência corpo, gestos e movimentos. Foram coletados dados de uma amostra de 364 professores que atuam em Palmas (TO) e Montes Claros (MG). Verificou-se a prevalência de profissionais do gênero feminino (97,5%); predomínio da faixa etária de 30 a 49 anos (74,5%), média de experiência profissional acima de 11 anos (52,5%) e de formação com ensino superior (75%). Durante a graduação a maioria dos professores cursaram ao menos uma disciplina sobre o tema, entretanto 77% deles nunca participou de cursos de capacitação sobre o assunto, a renda média dos professores foi de três a cinco salários mínimos. Observa-se que mesmo com as recomendações da BNCC e dos outros documentos complementares à EI o perfil profissional da amostra apresenta pouca familiaridade com o tema corpo, gestos e movimentos indicando a necessidade de ações e saberes interdisciplinares.

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Publicado

2023-03-27

Como Citar

Coelho, V. A. C., Mota e Aquino, M. A. ., & Tolocka, R. E. (2023). PERFIL PROFISSIONAL E O TRABALHO COM CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE MONTES CLAROS/MG E PALMAS/TO. Corpoconsciência, 27, e15074. https://doi.org/10.51283/rc.27.e15074

Edição

Seção

Seção Temática - A EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR