MOOC “HISTÓRIAS DO FUTEBOL PRATICADO POR MULHERES NO BRASIL”
O OLHAR AVALIATIVO DE PROFESSORES E ESTUDANTES CONCLUINTES
DOI:
10.51283/rc.v26i1.12904Palavras-chave:
Educação Física, Ensino a Distância, Futebol de Mulheres , Avaliação do CursoResumo
Este artigo objetivou avaliar o Curso Online Aberto Massivo “histórias do futebol praticado por mulheres no Brasil”, pela ótica de seus concluintes, professores e estudantes de educação física brasileiros. Tratou-se de pesquisa qualitativa, com dados produzidos por questionário aberto e categorização das respostas encontradas. Foram identificadas as categorias avaliação, contribuições para a formação e para a atuação profissional. Avaliado positivamente, a identificação de virtudes e limitações foi acompanhada de sugestões para a melhoria do MOOC. Dentre as virtudes indicou-se a qualidade do conteúdo, acessibilidade e funcionalidade. Como limitações foram apontadas falhas técnicas e questões de funcionalidade. Os concluintes sugeriram aprimoramento dos meios de interação e respostas às questões avaliativas na plataforma, entre outras. A contribuição para a formação deu-se sob a forma de atualização profissional, formação para o combate ao preconceito de gênero, formação profissional. Como utilização dos conhecimentos apontou-se os espaços de atuação profissional, produção acadêmica e ações pessoais. Percebeu-se dificuldade de proposições que avançassem para a elaboração de planos de aulas. Conclui-se que a formação continuada a distância abre possibilidades para o tratamento do tema sendo os MOOC uma das formas possíveis para realizá-la, ainda que com melhorias a serem viabilizadas com vistas a favorece a interação entre os participantes.
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Saren. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto, 1994.
CORSINO, Luciano Nascimento; AUAD, Daniela. O professor diante das relações de gênero na educação física escolar. São Paulo: Cortez, 2012.
DOWNES, Stephen What Connectivism Is. 2007. Disponível em: <https://halfanhour.blogspot.com.br/2007/02/what-connectivism-is.html>. Acesso em: 18 set. 2018.
FASSBINDER, Aracele Garcia de Oliveira; BARBOSA, Ellen Francine. Construção de projetos de aprendizagem para MOOCs. In: VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis (Orgs.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas-SP: NIED-UNICAMP, 2018.
FERREIRA, Aline Fernanda. As tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de educação física: formação continuada em serviço de professores da rede pública. 2017. 196f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2017.
FERREIRA, Dirlene Almeida Elaboração, implementação e avaliação de um curso de formação continuada em educação em valores na modalidade EaD. 2018. 139f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2018.
GABARDO, Patrícia; QUEVEDO, Silvia Regina Pochman de; ULBRICHT, Vânia Ribas. Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem. Revista eletrônica de biblioteconomia, n. esp., 2, sem., p. 65-84, 2010.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2009.
GOTO, Melissa Midori Martinho. O impacto dos MOOCs (Massive Open Online Courses) nas instituições de ensino superior: um estudo exploratório. 2015. 213F. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
HOOPER EDUCACIONAL. Ranking por matrículas EaD em IES privadas. Disponível em: <https://www.hoper.com.br/infograficos?lightbox=dataItem-jielhs38__fd7e3106-77c2-4263-a410-f2526473378e>. Acesso em: 24 mar., 2019.
MARQUES, Paula Fogaça. Massive open course online: uma análise de experiencias pioneiras. 2015. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2015.
MOTA e SILVA. Eduardo Vieira Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão a distância para professores de educação física. 2016. 137f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2016.
PARULLA, Cibele Duarte; COGO, Ana Luísa Petersen. MOOCs na área da saúde: organização, avaliação e potencialidades. Relatório de pesquisa de iniciação científica. UFRGS, 2015.
PIMENTEL, Fernanda Cruvinel; LAZAROTTI FILHO, Ari; HUNGARO, Edson Marcelo; MASCARENHAS, Fernando Formação de professores de educação física a distância: a experiência da Universidade de Brasília. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 55-69, nov., 2014.
SICILIANI, Igor Dorneles Schoeller. Elaboração, aplicação e avaliação de um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) interdisciplinar entre física e matemática. 2016. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2016.
SILVA, José Augusto Ramos; BERNARDO JUNIOR, Ronaldo; OLIVEIRA, Fátima Bayma de. Abandono e conclusão de alunos inscritos em cursos MOOC. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2014. Anais [...] Rio de Janeiro. 2014. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/116.pdf>. Acesso em: 15 out. 2018.
SILVEIRA, Juliano; PIRES, Giovani de Lorenzi Educação física, formação de professores e educação a distância (EaD): investigando a produção do conhecimento no âmbito das ciências do esporte. Pensar a prática, v. 20, n. 1, p. 61-75, jan./ mar., 2017.
SILVEIRA, Juliano. Educação (física) na cultura digital: formação continuada com professores de escolas públicas de Santa Catarina na modalidade EaD. 2018. 365f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2018.
THOMAS, Jerry; NELSON, Jack; SILVERMAN, Stephen. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2012.
VIEIRA, Marcelo Pustilnik de Almeida A EaD nas políticas de formação continuada de professores. 2011. 256f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).