O DISCURSO DE PROFESSORES SOBRE UM MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA ENSINO DO VOLEIBOL NA ESCOLA

Autores

  • Thomás Augusto Parente thomas.parente@unesp.br
    Universidade Estadual Paulista
  • Guy Ginciene guy.ginciene@ufrgs.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Moreto Impolcetto fernanda.moreto@unesp.br
    Universidade Estadual Paulista

DOI:

10.51283/rc.v26i3.13021

Palavras-chave:

Voleibol, Formação Continuada, Tecnologia, Material Didático Digital

Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar, a partir do discurso de professores de Educação Física escolar atuantes com voleibol, as opiniões sobre um material didático digital disponibilizado no YouTube para o ensino da modalidade. Para isso, optou-se por um método de produção e análise de dados nomeado de Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram da pesquisa sete professores de Educação Física de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os discursos foram analisados e discutidos a partir de três temáticas principais: conteúdo dos vídeos, uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e formação continuada de professores de Educação Física Escolar. Os professores indicaram que materiais didáticos digitais são importantes para a formação e atuação, bem como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e de vídeos neste processo. Conclui-se que o material avaliado pode contribuir com o ensino do voleibol na Educação Física Escolar especialmente como suporte aos professores na elaboração das aulas.

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Publicado

2022-12-03

Como Citar

Parente, T. A., Ginciene, G. ., & Impolcetto, F. M. (2022). O DISCURSO DE PROFESSORES SOBRE UM MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA ENSINO DO VOLEIBOL NA ESCOLA. Corpoconsciência, 26(3), 1–19. https://doi.org/10.51283/rc.v26i3.13021

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