ACESSO ÀS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA EM POÇOS DE CALDAS/MG
REVISTA DIGITAL COMO POSSIBILIDADE DE PRODUTO EDUCACIONAL EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
DOI:

Palavras-chave:
Práticas Corporais de Aventura, Pedagogia Histórico-Crítica, Artefatos EducacionaisResumo
O estudo apresenta uma revista digital produzida coletivamente com estudantes do Ensino Médio em aulas fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Como no contexto as Práticas Corporais de Aventura (PCA) são voltadas para um mercado turístico, a temática foi uma possibilidade. Objetivamos com o trabalho apresentar e debater uma revista digital que buscou a disseminação das possibilidades e a compreensão da realidade desigual no que tange as PCA em Poços de Caldas/MG. A pesquisa assume caráter qualitativo e com referencial metodológico a pesquisa intervenção. Além das reportagens, que debatem e expõem as desigualdades de acesso às PCA, a revista conta com o mapeamento de locais gratuitos para a realização das práticas na cidade. O artefato proporcionou que o processo avaliativo ocorresse de forma significativa, que os debates escolares fossem para além dos muros da escola, explicitou as inquietações dos(as) estudantes e possibilitou a ampliação do acesso ao lazer para a população.
Referências
BESSA, Chera Rosane Leles de. Trilhas ecológicas como recurso didático para a educação ambiental: integrando geografia e educação física. 2022. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Palmas, TO, 2022.
GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
HARVEY, David. O direito à cidade. Lutas sociais, n. 29, p. 73-89, 2012.
LAVOURA, Tiago Nicola; GALVÃO, Ana Carolina. Fundamentos da didática histórico-crítica: superando limites e recolocando desafios. In: GALVÃO, Ana Carolina et al. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de luta por escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade?. Cadernos de saúde pública, v. 9, p. 237-248, 1993.
PAIXÃO, Jairo Antônio da. O esporte de aventura como conteúdo possível nas aulas de educação física escolar. Motrivivência, v. 29, n. 50, p. 170-182, 2017.
PRODÓCIMO, Elaine; SAPOLAOR, Gabriel da Costa; LEITÃO, Arnaldo Sifuente Pinheiro. Nas dobras do mundo: Linguagem e Educação Física em diálogo com Paulo Freire. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline (Orgs.). Linguagens na educação física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba, PR: CRV, 2021.
REIS, Adriano de Paiva et al. Pedagogia histórico-crítica e educação física. Juiz de Fora, MG: UFJF, 2013.
ROCHA, Marisa Lopes da; AGUIAR, Katia Faria de. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia: ciência e profissão, v. 23, p. 64-73, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 2008.
SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.
TEIXEIRA, David Romão; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Os objetos de ensino e a seleção dos conteúdos escolares: reflexões a partir dos estudos sobre a educação física. In: GALVÃO, Ana Carolina et al. (Org). Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de luta por escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).