ACESSO ÀS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA EM POÇOS DE CALDAS/MG

REVISTA DIGITAL COMO POSSIBILIDADE DE PRODUTO EDUCACIONAL EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA

Autores

  • Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande fer.gab.rez.cas@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Mateus Camargo Pereira mateus.pereira@ifsuldeminas.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

DOI:

10.51283/rc.28.e17749

Palavras-chave:

Práticas Corporais de Aventura, Pedagogia Histórico-Crítica, Artefatos Educacionais

Resumo

O estudo apresenta uma revista digital produzida coletivamente com estudantes do Ensino Médio em aulas fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Como no contexto as Práticas Corporais de Aventura (PCA) são voltadas para um mercado turístico, a temática foi uma possibilidade. Objetivamos com o trabalho apresentar e debater uma revista digital que buscou a disseminação das possibilidades e a compreensão da realidade desigual no que tange as PCA em Poços de Caldas/MG. A pesquisa assume caráter qualitativo e com referencial metodológico a pesquisa intervenção. Além das reportagens, que debatem e expõem as desigualdades de acesso às PCA, a revista conta com o mapeamento de locais gratuitos para a realização das práticas na cidade. O artefato proporcionou que o processo avaliativo ocorresse de forma significativa, que os debates escolares fossem para além dos muros da escola, explicitou as inquietações dos(as) estudantes e possibilitou a ampliação do acesso ao lazer para a população.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Casagrande, F. G. de R., & Pereira, M. C. (2024). ACESSO ÀS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA EM POÇOS DE CALDAS/MG: REVISTA DIGITAL COMO POSSIBILIDADE DE PRODUTO EDUCACIONAL EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA. Corpoconsciência, 28, e17749. https://doi.org/10.51283/rc.28.e17749

Edição

Seção

II Congresso Internacional de Educação Física Escolar