Humanismo, Personalismo e os desafios sociais da educação contemporânea

Autores

DOI:

10.29286/rep.v18i36.528

Palavras-chave:

Humanismo. Personalismo. Mounier. Dignidade humana. Emancipação.Ética. Educação.

Resumo

O artigo retoma pontos fundamentais da antropologia personalista de Emmanuel Mounier, mostrando sua relevância e atualidade e destacando sua contribuição para a abordagem dos problemas éticos e políticos que ainda hoje se colocam, não resolvidos, para as sociedades, particularmente nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Argumenta que os supostos avanços, nos diferentes aspectos da vida humana, alardeados pelo capitalismo ocidenal, a partir de sua atual configuração neoliberal, não realizam efetivamente uma nova ordem social, mas, ao contrário, mantêm estabelecida uma desordem, que afeta, negativamente, toda a vida humana. Conclui ressaltando o imprescindível papel da educação para o processo de personalização dos homens e a decorrente necessidade de que ela se inspire e se fundamente nesses princípios humanísticos tão claramente explicitados pelo Personalismo.

Humanism. Personnalism and social challenges of contemporary education

Abstract

The article takes up key points of Emmanuel Mounier´s personalist anthropology, pointing out their present relevance and standing out their contribution to approach the ethical and political problems not yet solved by societies, particularly by developing countries, as is the case of Brazil. It argues that the supposed progress in different aspects of human life, showed off by occidental capitalism, from its current new-liberal configuration, not actually carries out a new social order but, on the contrary, maintains an established disorder, which affects, adversely, all human life. At last, emphasizes the vital role of education in the men personalization process and the resulting need for it to get inspiration from and to base on these humanistic principles so clearly explained by Personalism.

Keywords: Humanism, Personnalism, Mounier, human dignity, emancipation, ethics, education.

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Biografia do Autor

Antônio Joaquim SEVERINO, Universidade de São Paulo

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. É atualmente professor titular de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da filosofia e da filosofia da educação, com destaque para as questões relacionadas com a epistemologia da educação e para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico e sua expressão na cultura brasileira. Endereço profissional: Universidade de São Paulo, Departamento Filosofia da Educação e Ciências da Educação, Faculdade de Educação. Av. da Universidade, 308 Butantã. CEP 05508-900 - Sao Paulo, SP

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Recebimento em: 30/11/2008.

Aceite em: 30/12/2008.

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

SEVERINO, A. J. Humanismo, Personalismo e os desafios sociais da educação contemporânea. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 155–163, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i36.528. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/528. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação, Poder e Cidadania