Tecendo a Educação Ambiental com fios amazônicos. Weaving the Education with amazonic yarns

Autores

DOI:

10.29286/rep.v19i39.381

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Amazônia e Percepção.

Resumo

No vasto universo amazônico, direcionamos nosso olhar ao povoado de Guariba, localizado no extremo noroeste de Mato Grosso, uma pequena região habitada por uma miscigenação de etnias e grupos sociais. Inscritos no Projeto Biodiesel Guariba, um convênio entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Eletronorte. Nosso objetivo foi criar oportunidades de responsabilidade ambiental e de empoderamento social comunitário num processo de formação educativa. Inscritos na fenomenologia, neste artigo nosso esforço concentra-se em apresentar a percepção desta comunidade em relação ao processo educativo estabelecidos em seus territórios.

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Biografia do Autor

Regina Silva, Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais/ UFSCar.

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais.

Michelle Jaber, UFSCar

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais.

Michèle Sato, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente e pesquisadora do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.
Endereço Profissional: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 2.367. Boa Esperança, Cuiabá, MT, Brasil.

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Relatório de Pesquisa [mimeo].

Recebimento em: 21/05/2009.

Aceite em: 14/07/2009.

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Publicado

2012-08-29

Como Citar

SILVA, R.; JABER, M.; SATO, M. Tecendo a Educação Ambiental com fios amazônicos. Weaving the Education with amazonic yarns. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 19, n. 39, p. 115–130, 2012. DOI: 10.29286/rep.v19i39.381. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/381. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação, Tempo e Território