JUDÔ NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REALIDADE E POSSIBILIDADES

Autores

  • Douglas Yuji Takeda Violin douglas@amcf.com.br
    Universidade Estadual de Maringá
  • Claudio Kravchychyn claudiokrav@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Vânia de Fátima Matias de Souza vfmatias@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi parrarinaldi@hotmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira amauribassoli@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Judô, Educação Física, Escola.

Resumo

Como disciplina ou conteúdo da disciplina de lutas, o judô tradicionalmente compõe o currículo de formação de professores de Educação Física no Brasil, mas sua efetiva aplicação na Educação Física escolar vem sendo pouco investigada. Assim, o estudo teve por objetivo analisar a aplicação do conteúdo judô por professores de escolas públicas estaduais de Maringá, Paraná. Participaram da pesquisa 24 professores, atuantes há pelo menos um ano letivo na Rede Estadual de Ensino, que responderam a um questionário sobre suas experiências com o judô: extracurriculares, como aluno do ensino básico, na graduação e em sua prática pedagógica. Verificou-se grande oferta do judô como conteúdo dos cursos de licenciatura e, em contraponto, pouca ou nenhuma oferta na Educação Física escolar. Tais resultados indicam necessidade de maior convergência entre o Ensino Superior e a realidade escolar e de formação continuada aos professores da rede pública, para a efetiva oferta do conteúdo.

Biografia do Autor

Douglas Yuji Takeda Violin, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física - DEF/UEM

Claudio Kravchychyn, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física - DEF/UEM

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física - DEF/UEM

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física - DEF/UEM

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Educação Física - DEF/UEM

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Publicado

2019-12-09

Como Citar

Violin, D. Y. T., Kravchychyn, C., Souza, V. de F. M. de, Barbosa-Rinaldi, I. P., & Oliveira, A. A. B. de. (2019). JUDÔ NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REALIDADE E POSSIBILIDADES. Corpoconsciência, 23(3), 1–14. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8713

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