DIFICULDADES E POTENCIALIDADE PARA O ENSINO DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e20243Palavras-chave:
Ensino, Dança, Educação Física EscolarResumo
O estudo objetivou identificar dificuldades e a potencialidade para o ensino da dança no ensino fundamental, por meio de uma revisão integrativa. Após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 20 artigos científicos publicados entre 2014 e 2023, nas bases de dados Lilacs, Scielo, ERIC, Portal de Periódicos da Capes e Portal de Pesquisa da Biblioteca Virtual em saúde (BVS). Constatou-se como principais barreiras enfrentadas: resistência por parte dos estudantes, falta de estrutura e condições de trabalho adequadas, falta de conhecimento e organização curricular. Como alternativas: formação inicial e continuada, métodos de ensino centrados no aprendiz, produção e compartilhamento de conhecimento, prática pedagógica reflexiva e currículo norteador. No recorte temporal proposto, observou-se que as publicações abordam majoritariamente obstáculos tradicionalmente enfrentados pelos professores, mas que também são apresentados registros de implementação de estratégias possíveis para a eficácia do ensino da dança na educação física escolar.
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