DIFICULDADES E POTENCIALIDADE PARA O ENSINO DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Fernanda de Castro Benedito fernanda.benedito15@prof.londrina.pr.gov.br
    Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Luíza Barbosa Anversa albanversa2@uem.br
    Universidade Estadual de Maringá
  • Heres Faria Ferreira Becker Paiva hfreis@uenp.edu.br
    Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Claudio Kravchychyn claudiokrav@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20243


Palavras-chave:

Ensino, Dança, Educação Física Escolar

Resumo

O estudo objetivou identificar dificuldades e a potencialidade para o ensino da dança no ensino fundamental, por meio de uma revisão integrativa. Após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 20 artigos científicos publicados entre 2014 e 2023, nas bases de dados Lilacs, Scielo, ERIC, Portal de Periódicos da Capes e Portal de Pesquisa da Biblioteca Virtual em saúde (BVS). Constatou-se como principais barreiras enfrentadas: resistência por parte dos estudantes, falta de estrutura e condições de trabalho adequadas, falta de conhecimento e organização curricular. Como alternativas: formação inicial e continuada, métodos de ensino centrados no aprendiz, produção e compartilhamento de conhecimento, prática pedagógica reflexiva e currículo norteador. No recorte temporal proposto, observou-se que as publicações abordam majoritariamente obstáculos tradicionalmente enfrentados pelos professores, mas que também são apresentados registros de implementação de estratégias possíveis para a eficácia do ensino da dança na educação física escolar.

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Publicado

11-12-2025

Como Citar

DIFICULDADES E POTENCIALIDADE PARA O ENSINO DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. (2025). Corpoconsciência, 29, e20243. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20243

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