FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UM OLHAR PARA AS SIGNIFICAÇÕES SOCIAIS ATRIBUÍDAS AO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Autores

  • Patric Paludett Flores pflores@uea.edu.br
    Universidade do Estado do Amazonas
  • Arestides Pereira da Silva Júnior arestides.junior@unioeste.br
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira amauribassoli@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20535


Palavras-chave:

Educação Superior, Capacitação de Professores, Estágio Supervisionado

Resumo

A presente pesquisa busca diagnosticar os significados sociais definidos para o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e analisar sua representatividade no processo de formação do futuro professor de Educação Física. A abordagem do estudo é baseada na pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Participaram da pesquisa os professores coordenadores do ECS de cinco cursos de Licenciatura em Educação Física de diferentes Universidades Estaduais do Paraná/Brasil. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário online com questões abertas. Para a análise das informações, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo. A partir dos dados encontrados, emergiram-se três temáticas principais que subsidiam as significações sociais atribuídas ao ECS na Licenciatura em Educação Física das IES pesquisadas, a saber: a) apropriação da realidade escolar/formação da identidade docente; b) orientação de práticas curriculares do/no curso; e c) interação e comunicação entre universidade e sociedade. Nesse sentido, entende-se que o ECS pode se configurar como um dos componentes essenciais nos rabiscos iniciais do processo identitário docente em suas mais diversas facetas dentro do contexto escolar, bem como, o mesmo pode proporcionar avaliação do currículo do curso e estimular laços entre a instituição pública e a sua comunidade.

Biografia do Autor

  • Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

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Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO

Como Citar

FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA AS SIGNIFICAÇÕES SOCIAIS ATRIBUÍDAS AO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. (2025). Corpoconsciência, 29, e20535. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20535

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