CHRONOS: Música ritual e as possibilidades interpolativas da performance
Palabras clave:
Chronos. Composição musical. Roberto Victorio. Chronos. Musical composition. Roberto Victorio.Resumen
A série Chronos - como um ciclo de dez obras para diferentes formações instrumentais - e a tentativa de trazer ao mundo das sonoridades a volatilidade do conceito de tempo através da simbiose de notações e da interpolação entre o processo composicional e a pratica ritual, como mecanismos de transcendência. O foco nas inúmeras variantes em Chronos IX para enfatizar esse processo de transposição perceptiva e as variantes sonoras que ocorrem em cada uma das versões, fazendo com que cada uma delas soe como uma obra nova.
The Chronos series – a cycle of ten works for different instrumental formations – is an attempt to bring to the world of sonorities a volatility of the concept of time for symbiosis of notations and the interpolation between the compositional process and ritual practice, as mechanisms of transcendence. The focus on the numerous variants in Chronos IX emphasizes this process of perceptual transposition and as sound variants that occur in each of the versions, making each of them sound like a new work.
Citas
VICTORIO, R. Site. Disponível em www.robertovictorio.com.br.
VICTORIO, R. Música ritual bororo e o mundo mítico sonoro. Cuiabá:
EdUFT, 2016.
VICTOTIO, R. Trilogia Bororo. CD gravado ao vivo com o Grupo Sextante e o Quarteto Aroe. 2016.
VICTOTIO, R. Chronos. CD e DVD do ciclo completo gravado em 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.