A discriminação e preconceito linguísticos no português brasileiro e outras línguas: sugestões e recomendações
Resumo
Neste artigo, fazemos uma distinção entre o preconceito e a discriminação em relação a (a) línguas diferentes e seus falantes (b) diferentes variedades não padronizadas da mesma língua e seus falantes, e argumentamos que, embora a discriminação e o preconceito em relação a (a) tenham sido denunciados por instituições internacionais e existam leis nacionais e internacionais para garantir os direitos de falantes de línguas diferentes, a mesma proteção não foi concedida a falantes de variedades não padronizadas de uma língua.
*Este texto é uma tradução autorizada em português de um artigo publicado em inglês no Journal of Language and Discrimination.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 https://journal.equinoxpub.com/JLD/article/view/11902
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.