O estudo do texto na concepção bakhtiniana: reflexões sobre o ensino da leitura e da produção textual

Autores

  • Ivone Ferreira de Alcantara Oliveira ivone.alcantara@hotmail.com
    Escola estadual
  • Joceli Mota Correa da Rocha profmotacrocha@gmail.com

Palavras-chave:

Estudo do texto, Concepção bakhtiniana, Leitura, Produção textual

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o estudo referente ao conceito de texto na concepção bakhtiniana, tendo em vista as contribuições pedagógicas desse enfoque para o ensino e aprendizagem da leitura e da produção textual em sala de aula. Embora haja várias pesquisas e discussões de estudiosos de linguagem com foco nessa temática, na prática docente, ainda há certa dificuldade, principalmente, quando se trata de atividades que valorizem a interação entre autor-texto-leitor. Fato que nos motivou à produção desta pesquisa. Para isso, tem-se como aporte teórico Bakhtin (2011), Fuza, Ohuschi e Menegassi (2011), Koch (2011), Koch (2015), Koch e Elias (2017 a, b, c), Morais e Silva (2018), Sousa, (2019; 2022), Titello (2020), Oliveira; Alves; Bessa, (2020) e (Valério; Diedrich, (2022).

Biografia do Autor

Joceli Mota Correa da Rocha

Mestre Docência do Ensino Superior pela UTN/ BA; Mestre Ciência Ambientais pela UNITAU/ SP; Professora e Focal da CPA Estácio FAP. Pimenta Bueno-RO; Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo DINTER- UNISC/UNITAU; Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1773642480635882;  DOI https://orcid.org/0000-0002-5220-668X.

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Oliveira, I. F. de A., & Rocha, J. M. C. da. (2023). O estudo do texto na concepção bakhtiniana: reflexões sobre o ensino da leitura e da produção textual. Revista Diálogos, 11(1), 103–115. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/13504

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários