Políticas Educacionais de Línguas: a diversidade linguística e os desafios na formação de professores

Autores/as

  • Aurea Cavalcante Santana aurearsh@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palabras clave:

Políticas linguísticas. Diversidade linguística. Formação de professores.

Resumen

Neste artigo trato de questões sobre a diversidade linguística brasileira e sua presença na escola. A partir de vivências e levantamento bibliográfico sobre o tema, apresento algumas discussões sobre políticas educacionais de línguas frente às diversas situações linguísticas encontradas no cotidiano escolar e as relações com a legislação brasileira. Abordo, ainda, aspectos da formação de professores, nos cursos de Letras e Pedagogia e da necessidade de inclusão de conhecimentos linguísticos e ligação entre essas licenciaturas. Por fim, menciono algumas ações de políticas linguísticas positivas, trilhadas por algumas instituições.

Biografía del autor/a

Aurea Cavalcante Santana, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2012). Foi professora da Fundação Nacional do Índio - FUNAI - durante 27 anos. Atualmente é professora Adjunto A - Nível II do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Atua nos cursos de Graduação em Letras (Licenciatura) e na Pós Graduação, nas áreas de Português e Linguística. Coordena o Projeto de Pesquisa: Estudos, Descrição e Documentação de Línguas Indígenas e participa também da Ação Saberes Indígenas na Escola. Tem experiência estudos em línguas indígenas e formação de professores indígenas. Tem se dedicado , ao longos dos últimos 16 anos, aos estudos e pesquisas das línguas indígenas.

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Publicado

2017-12-07

Cómo citar

Santana, A. C. (2017). Políticas Educacionais de Línguas: a diversidade linguística e os desafios na formação de professores. Revista Diálogos, 5(2), 143–159. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/5392

Número

Sección

Caderno Artigos Livres