Alunos visuais e alunos ouvintes: uma análise dialógica de momentos interacionais em ambiente escolar

Autores/as

  • Sérgio Henrique de Souza Almeida sergio.almeidabr@gmail.com
    UFMT
  • Simone de Jesus Padilha simonejp1@gmail.com
    UFMT

Palabras clave:

Interação. Sujeito visual-aluno ouvinte. Inclusão. Interaction. Deaf student-Non-Deaf student. Inclusion.

Resumen

RESUMO: Este artigo aborda as interações entre sujeitos visuais (surdos) e seus colegas ouvintes, analisando aspectos comunicativos observados nas interações sociais na EMEB Maria da Glória de Souza, em Cuiabá. A pesquisa buscou entender como os sujeitos visuais e alunos ouvintes interagem, pela linguagem, na escola. Na tentativa de alicerçar nossas posições teóricas, como contribuição à área de estudos linguísticos, adotamos a teoria socio-histórica da aprendizagem de Vygotsky (1930), aliada à perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin e o Círculo (1929; 1953), apoiando-se em várias de suas noções, principalmente as de interação, comunicação social, relações dialógicas, diálogo, alteridade, exotopia, signo, enunciado concreto, compreensão ativa. ABSTRACT: This article discusses the interactions between visual subjects (deaf) and non-deaf colleagues, analyzing communicative aspects observed in social interactions in EMEB Maria da Gloria de Souza, in Cuiabá. The research sought to understand how the visual subject and non-deaf students interact, by language at school. In an attempt to base our theoretical positions, we adopted the socio- historical theory of learning of Vygotsky (1930), together with the enunciative- discursive perspective of Bakhtin and the Circle (1929; 1953), leaning in several of his ideas, especially interaction, social communication, dialogic relations, dialogue, otherness, exotopy, sign, enunciation, active understanding among others.

Biografía del autor/a

Simone de Jesus Padilha, UFMT

Orientadora

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Publicado

2017-04-12

Cómo citar

Almeida, S. H. de S., & Padilha, S. de J. (2017). Alunos visuais e alunos ouvintes: uma análise dialógica de momentos interacionais em ambiente escolar. Revista Diálogos, 4(1), 26–43. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/3896

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