Multimodalidade e multiletramentos: uma proposta de formação inicial docente pelo viés interdisciplinar
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade , Multimodalidade, MultiletramentoResumo
Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições das práticas de multiletramentos e multimodalidades no processo de formação docente a partir de um relato de uma prática interdisciplinar realizada Instituto Federal de Goiás (IFG-Campus Goiânia), com alunos do primeiro período do curso de Licenciatura em Letras. O trabalho, desenvolvido durante a pandemia de COVID-19, envolveu três disciplinas: Prática como Componente Curricular I, Prática de Leitura e Produção Textual e Literatura Infantojuvenil. Buscamos integrar discussões temáticas que contemplam as três áreas, partindo de reflexões sobre letramentos, multiletramentos e multimodalidade (COPE; KALANTZIS, 2000; COSCARELLI, 2016; COSCARELLI; KERSCH, 2016; MONTE MÓR, 2015; PINHEIRO, 2016; RIBEIRO, 2017; ROJO; MOURA, 2019; VAN LEEWEN, 2011). Planejamos em conjunto a estrutura do estudo, que contemplou a leitura e discussão de textos (integrados às ementas das três disciplinas), a troca de experiências, o estudo da ferramenta Padlet e a produção multimodal (mural virtual). Como resultado, identificamos que esse plano de ação contribuiu para a realização de atividades mais efetivas e integradoras entre as disciplinas, para o envolvimento dos alunos ante as temáticas trabalhadas; para as discussões sobre letramentos, multiletramentos e multimodalidade e, por fim, possibilitou a produção de um gênero digital (mural virtual) que inseriu os discente, e futuros docentes,em práticas de letramento digital.
Referências
BARBOSA, S. C. Interdisciplinaridade na escola: validade e exercício a partir de oficinas. 2004. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2004.
BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. Oxford: Blackwell Publishers, 1994.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91972/constituicao-da-republica-federativa-do-brasil-1988. Acesso em: 22/07/2022.
BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EDUCAREDE, 3., São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/1540437/Letramentos_Digitais_e_Forma%C3%A7%C3%A3o_de_Professores. Acesso em: 15 fev. 2020.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
COSCARELLI, C. V. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
COSCARELLI, C. V.; KERSCH, D. F. Pedagogia dos multiletramentos: alunos conectados?: novas escolas + novos professores. In: KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (org.). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes, 2016. p. 7-14.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2020.
XXXXXXXXX Resolução 60/2021 – REI-CONSUP/REITORIA/XXX, de 17 de maio de 2021. Aprova o Regulamento Acadêmico para implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) [...]. Disponível em: https://www.XXXX.edu.br/attachments/article/98/RESOLU%C3%87%C3%83O%2060.2021%20-%20REI-CONSUP.REITORIA.XXX.pdf. Acesso em: 22/07/2022.
KALANTZIS, M.; COPE, B. New learning: elements of a science of education. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
KLEIMAN, A. (org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
MONTE MÓR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. ed. ampl. Campinas, SP: Pontes, 2015. p. 31-50.
PINHEIRO, P. A. Sobre o manifesto “A pedagogy of multiliteracies: designing social futures” – 20 anos depois. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, v. 55, n. 2, p. 525-530, maio-ago. 2016.
RIBEIRO, A. E. (org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2017.
RIOS, G. V. Considerações sobre letramento, escolarização e avaliação educacional. i: RESENDE, V. M.; PEREIRA, F. H. (org.). Práticas socioculturais e discurso: debates transdisciplinares. Covilhã: LabCom Books, 2010. p. 77-107.
ROJO, R. Por uma pedagogia dos multiletramentos. i: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31
ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
STREET, B. V. Oralidade e letramento como construtos ideológicos: alguns problemas em estudos transculturais. In: ______. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
VAN LEEUWEN, T. Multimodality. In: SIMPSON, J. (ed.). The Routledge Handbook of Applied Linguistics. New York: Routledge, 2011. p. 668-682.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.