Alunos visuais e alunos ouvintes: uma análise dialógica de momentos interacionais em ambiente escolar

Autores

  • Sérgio Henrique de Souza Almeida sergio.almeidabr@gmail.com
    UFMT
  • Simone de Jesus Padilha simonejp1@gmail.com
    UFMT

Palavras-chave:

Interação. Sujeito visual-aluno ouvinte. Inclusão. Interaction. Deaf student-Non-Deaf student. Inclusion.

Resumo

RESUMO: Este artigo aborda as interações entre sujeitos visuais (surdos) e seus colegas ouvintes, analisando aspectos comunicativos observados nas interações sociais na EMEB Maria da Glória de Souza, em Cuiabá. A pesquisa buscou entender como os sujeitos visuais e alunos ouvintes interagem, pela linguagem, na escola. Na tentativa de alicerçar nossas posições teóricas, como contribuição à área de estudos linguísticos, adotamos a teoria socio-histórica da aprendizagem de Vygotsky (1930), aliada à perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin e o Círculo (1929; 1953), apoiando-se em várias de suas noções, principalmente as de interação, comunicação social, relações dialógicas, diálogo, alteridade, exotopia, signo, enunciado concreto, compreensão ativa. ABSTRACT: This article discusses the interactions between visual subjects (deaf) and non-deaf colleagues, analyzing communicative aspects observed in social interactions in EMEB Maria da Gloria de Souza, in Cuiabá. The research sought to understand how the visual subject and non-deaf students interact, by language at school. In an attempt to base our theoretical positions, we adopted the socio- historical theory of learning of Vygotsky (1930), together with the enunciative- discursive perspective of Bakhtin and the Circle (1929; 1953), leaning in several of his ideas, especially interaction, social communication, dialogic relations, dialogue, otherness, exotopy, sign, enunciation, active understanding among others.

Biografia do Autor

Simone de Jesus Padilha, UFMT

Orientadora

Referências

AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências

Humanas. São Paulo: SP; Papirus; 2001.

_____. Cronotopo e exotopia. In: B. Brait (org.). Bakhtin: outros

conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

BAKHTIN, M.M. [1919-1924] Para uma filosofia do ato responsável. [Tradução aos cuidados de Valdemir Miotelo & Carlos Alberto Faraco]. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.

_____. [1952-1953]. Os Gêneros do Discurso. In: M.M. Bakhtin. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2003.

_____.[1959-61/1979]. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras Ciências Humanas. In: _____. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2003.

_____. [1970-71/1979]. Apontamentos de 1970-71. In: _____. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2003.

_____. [1974-79] Metodologia das Ciências Humanas. In: _____. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2003.

_____. [1979] O autor e a personagem na atividade estética. In: _____. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M.M.. VOLOCHÍNOV, V. N. [1926]. Discurso na vida e discurso na arte (sobre poética sociológica). Trad. de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. (mimeo)

BAKHTIN, M.M; VOLOCHÍNOV V. N. [1929]. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico. SP: Editora Hucitec, 2012.

BRAIT, B. Imagens da Norma Culta. Interação e constituição do texto oral. In: PRETTI, D. (org.). O discurso oral culto. São Paulo: Humanitas, 1997.

_____. Interação gênero e estilo. In: PRETTI, D. (org.) Interação na fala e na escrita. 123 ed. Humanitas: São Paulo, 2002.

_____. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, B. (org.) Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.

_____. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (org.) Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

_____. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2012.

CLARK, K.; HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Ed.

Perspectiva, 1998.

DUARTE, A. S. Ensino de Libras para ouvinte numa abordagem dialógica: contribuições da teoria bakhtiniana para elaboração de material didático. Dissertação. Mestrado em Estudos de Linguagem (MeEL). Universidade Federal de Mato Grosso: Cuiabá, 2011.

GERALDI, J. W. Ancoragem. Estudos Bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

PADILHA, S. J. Relendo Bakhtin: Reflexões iniciais. Polifonia, Cuiabá: EdUFMT (19), p. 103-113, 2009.

_____. Relendo Bakhtin: autoria, escrita e discursividade. Polifonia. Periódico do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagem, Ano 18, no 23, Cuiabá: Editora Universitária, 2011.

PONZIO, A. Procurando uma palavra outra. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

STELLA, P.R. Palavra. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: Conceitos- chave. São Paulo. Contexto, 2012. P. 177-190.

QUADROS, R.M. Educação de Surdos: aquisição de linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

QUADROS, R.M.; KARNOPP, L. B. Língua Brasileira de Sinais: estudos linguísticos. Porto Alegre, RS, Artmed, 2004.

QUADROS, R. M.; PERLIN, G. (org.). Estudos Surdos II. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2007.

VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação. In: A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

VYGOTSKY, L.S. [1926]. A dinâmica do desenvolvimento mental do aluno escolar em função da aprendizagem. In: Psicologia Pedagógica. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2004.

_____. [1926] Desenvolvimento dos conceitos cotidianos e científicos na idade escolar. In: Psicologia Pedagógica. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2004.

_____. [1926] O problema do ensino e do desenvolvimento mental na idade escolar. In; Psicologia Pedagógica. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2004.

_____. [1930] Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: COLE, M. STEINER, J; SCRIBNER, V. (orgs.) A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. de José Cipolla et al. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2008.

_____.[1930] Internalização das funções psicológicas superiores. In: COLE, M. STEINER, J; SCRIBNER, V. (orgs.) A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. de José Cipolla et al. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

2017-04-12

Como Citar

Almeida, S. H. de S., & Padilha, S. de J. (2017). Alunos visuais e alunos ouvintes: uma análise dialógica de momentos interacionais em ambiente escolar. Revista Diálogos, 4(1), 26–43. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/3896

Edição

Seção

Chamada temática