LINGUAGEM LITERÁRIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA COMPETÊNCIA DISCURSIVA E MULTILETRAMENTOS

Autores/as

  • Rosemary Pinto de Arruda Gonçalves roseearosa@hotmail.com
    UFMT

Palabras clave:

Língua/literatura. Gêneros do narrar. Competência linguístico/discursiva.

Resumen

Nossa pesquisa se inscreve nos estudos bakhtinianos sobre a linguagem, na teoria sócio-histórica da aprendizagem de Vygotsky aliada à metodologia das sequências didáticas de Genebra, e na concepção de Letramentos Múltiplos de Roxane Rojo, para o ensino de Língua Portuguesa, atendendo metas dos PCN. Então, tomaremos como conteúdo alguns gêneros do narrar, e recorreremos à fruição do que trazem seus enunciados, os vínculos com seus cronotopos, sua constituição dialógica e linguístico-discursiva para multiletramentos, para o letramento crítico e para a competência discursiva.

Biografía del autor/a

Rosemary Pinto de Arruda Gonçalves, UFMT

Mestra em estudos de linguagens - UFMT

Publicado

2013-11-20

Cómo citar

Gonçalves, R. P. de A. (2013). LINGUAGEM LITERÁRIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA COMPETÊNCIA DISCURSIVA E MULTILETRAMENTOS. Revista Diálogos. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/2735

Número

Sección

Anais de eventos