As valorações a respeito do conceito Inglês Língua Franca em uma interação na rede social Instagram

Autores/as

Palabras clave:

Inglês Língua Franca, Dialogismo, Valoração

Resumen

Neste artigo, verificamos as valorações em torno do conceito de Inglês Língua Franca (ILF) em uma interação na rede social Instagram. Para tanto, por meio do aporte teórico-metodológico da Análise Dialógica do Discurso, foi analisada uma postagem da página Inglesemneura com uma sequência de oito comentários. Levamos em consideração na análise, especificamente, as experiências de vida compartilhadas pelos comentários de quem vive/viveu em um país de língua inglesa como balizadoras da forma como o autor do enunciado se posiciona em relação ao objeto de discurso. Os resultados apontam para o entendimento de que o ILF é uma realidade em grandes cidades de países de língua inglesa, mas que pode ser uma prática social desvalorizada em ambientes mais formais. Pronúncia/sotaque e gramática fora do padrão nativo são os aspectos ressaltados por quem avalia negativamente o ILF, enquanto a comunicação é o aspecto posto em evidência por aqueles que o avaliam positivamente.

Biografía del autor/a

Rafael Lira Gomes Bastos, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Linguística na Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). Membro do Grupo de Estudos em Representações, Linguagem e Trabalho (GERLIT/CNPq). 

Alisson Gomes de Araújo , Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Linguística na Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). Membro do Grupo de Estudos em Representações, Linguagem e Trabalho (GERLIT/CNPq). Possui bolsa de fomento à formação acadêmica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Citas

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Publicado

2024-01-07

Cómo citar

Lira Gomes Bastos, R. ., & Gomes de Araújo , A. (2024). As valorações a respeito do conceito Inglês Língua Franca em uma interação na rede social Instagram. Revista Diálogos, 11(3), 265–290. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/15748