A METODOLOGIA PARA CIÊNCIAS HUMANAS DO CÍRCULO DE BAKHTIN
Palavras-chave:
Metodologia, Ciências Humanas, DialogiaResumo
Este artigo objetiva aprofundar o conhecimento sobre a metodologia para Ciências Humanas proposta pelo Círculo de Bakhtin e particularmente exposta em Estética da Criação Verbal (2003). Sendo o objeto de pesquisa das Ciências humanas expressivo e falante, o grupo russo de filósofos da linguagem assumem que a melhor maneira de compreendê-lo é por meio da dialogia, de uma interação interessada, ética, responsiva e responsável entre o pesquisador e seu objeto de pesquisa.
Referências
AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo:, Musa Editora, 2004.
BAKHTIN, Mikail. Metodologia das ciências humanas. In: Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1959-61]. Tradução: Paulo Bezerra. Coleção Biblioteca Universal. pp. 393-410.
______. Para uma filosofia do Ato Responsável. [Tradução aos cuidados de Vlademir Miotello & Carlos Alberto Faraco]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. 155 p.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakthin. Curitiba/PR: Criar Edições, 2006[2003].
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: Freitas, Maria Teresa; Souza e Jobim, Solange; Kramer, Sônia. Ciências Humanas e Pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003, pp. 26-38. (Coleção Questões de Nossa Época).
OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de. Um olhar sobre a pesquisa nos estudos do discurso. Filologia e Linguística Portuguesa., n 14(2), p.265-284, 2012.
PONZIO, Augusto. A revolução bakhtiniana: o pensamento de Bkahtin e a ideologia contemporânea. [coordenação de tradução Vlademir Miotello]. 2ed. São Paulo: Contexto, 2016.
RIBEIRO, Josilene Auxiliadora. A investigação científica em Ciências Humanas no âmbito da teoria de Bakhtin e seu Círculo. In: II Encontro de Estudos Bakhtinianos. Vida, Cultura e Alteriadade.[Encontro Bakhtiniano com a Vida, a Cultura e a Alteridade. EEBA/2013‐Caderno 1]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, pp. 27-33.
SOBRAL, Adail. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, Beth (org). Bakhtin: conceitos-chave. 2ed. São Paulo: Contexto, 2005.
SOUZA, Solange Jobim; ALBURQUEQUE, Elaine Deccache e. A pesquisa em ciências humanas: uma leitura bakhtiniana. Bakhtiniana, São Paulo, 7(2): 109-122, Jul./Dez. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.