A escrita e o escritor: entre o real e o representado em produções textuais de curso de formação docente

between the real and the formation of course textual productions

Autores/as

  • Hermano Aroldo Gois Oliveira oliveirahermano.letras@gmail.com
    Universidade Federal da Paraíba
  • Regina Celi Mendes Pereira da Silva reginacmps@gmail.com
    UFPB

Resumen

Este trabalho investiga a dimensão discursiva que revela ações reconhecidas, reiteradas ou adquiridas por estudantes para mobilizar saberes sobre a escrita de textos especializados em curso de formação docente. O corpus constitui-se de registros de transcrição de sessão reflexiva e de trechos de resenhas acadêmicas, produzidas para atender a finalidades pedagógicas e avaliativas. A investigação baseia-se em uma abordagem qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008). Os dados apontam a importância de repensar o funcionamento da escrita acadêmica, o qual implica a representação de uma identidade linguageira com a qual permita ao produtor agir com, sobre e por meio do sistema da língua.

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Publicado

2023-03-30

Cómo citar

Gois Oliveira, H. A., & Silva, R. C. M. P. da . (2023). A escrita e o escritor: entre o real e o representado em produções textuais de curso de formação docente: between the real and the formation of course textual productions. Revista Diálogos, 11(1), 65–84. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/13879

Número

Sección

Caderno Estudos Linguísticos e Literários