VisoGrafia

aprendizagem de língua de sinais escrita no Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Autores

  • Claudio Alves Benassi professormscaobenassi@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso http://falangemiuda.com.br
  • Sebastiana Almeida Souza tianaalmeida@gmail.com
    Universidade Federal De Mato Grosso

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) com foco na aprendizagem do aluno surdo está configurado em três momentos pedagógicos. No entanto, ante a demanda da aprendizagem de Escrita de Sinais pelo surdo, já desponta uma reconfiguração desse AEE, naquilo que podemos chamar de quarto momento pedagógico. Assim sendo, o presente artigo visa apresentar um levantamento bibliográfico a respeito dessa temática, a partir de discussões iniciadas no projeto de pesquisa “VisoGrafia: aprendizagem de língua de sinais escrita no AEE por meio do quarto momento pedagógico”, além da descrição do sistema VisoGrafia. A fundamentação vem de Silva e Souza, dentre outros. Esperamos ampliar a compreensão da importância da aprendizagem da ELS e as contribuições que o AEE pode dar para a efetivação da alfabetização do surdo em língua de sinais, ampliando as discussões já existentes.   

Biografia do Autor

Claudio Alves Benassi, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso. Formado em Música pela UFMT, especialista em Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Mestre em Cultura Contemporânea. Professor Assistente A do Departamento de Letras da UFMT. Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea.

Sebastiana Almeida Souza, Universidade Federal De Mato Grosso

Professora doutora. Departamento de Letras. Universidade Federal de Mato Grosso 

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

Benassi, C. A., & Almeida Souza, S. . (2021). VisoGrafia: aprendizagem de língua de sinais escrita no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Revista Diálogos, 9(2), 137–151. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/12992

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres