O Português como língua estrangeira

papel de fundo para a análise da construção identitária de imigrantes venezuelanos

Autores/as

  • Rouse Karoline Coelho Duarte Santos rousekaroline@yahoo.com.br
    UFRR - Universidade Federal de Roraima
  • Maria D'ajuda Alombra Ribeiro profdajuda@gmail.com
    UESC E Professora PVNS/CAPES/UFRR

Resumen

Con la crisis en Venezuela, miles de venezolanos emigraron a otras regiones, incluido Roraima. La búsqueda de aprender portugués como segunda lengua creció. Ante esta situación, existe un interés por conocer a este inmigrante que abandona su país y hace inmersión total en otro idioma, otra cultura. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es comprender cómo el proceso de enseñanza del portugués como lengua extranjera contribuye a la construcción de la identidad y la integración de los inmigrantes venezolanos en la sociedad roraimense. Se utilizaron conceptos e ideas de  Silva (2000), Woodward (2000), Hall (2005) y Escarpinete (2012).

Biografía del autor/a

Maria D'ajuda Alombra Ribeiro, UESC E Professora PVNS/CAPES/UFRR

Professora Emérita (UESC). É Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Alcalá, Departamento de Filologia (2005). Possui graduação em Letras (1986) e Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1993). Atualmente é Professora Visitante da Universidade Federal de Roraima (PVNS-Capes). Professora titular aposentada da Universidade Estadual de Santa Cruz coordenou o Colegiado do Mestrado em Letras: Linguagens e Representações (2011-2013) e o Colegiado do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), em Rede nacional (2013-2014). Coordenou o Projeto de Extensão: Ensino de Português como Língua Estrangeira (1999 a 2014). Pesquisadora na área de Português como L2, sendo líder do grupo de pesquisa: Linguagem, Identidade e Ensino. É psicanalista em formação pelo Centro de Estudos Especializados e Psicanalíticos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando nas seguintes áreas: Português LM, Português Jurídico, Português como Língua Estrangeira, Segunda Língua, Língua de Herança, Língua Adicional, Português como língua de Acolhimento e Formação de Professor. 

Publicado

2021-12-28

Cómo citar

Coelho Duarte Santos, R. K., & Alombra Ribeiro, M. D. (2021). O Português como língua estrangeira : papel de fundo para a análise da construção identitária de imigrantes venezuelanos . Revista Diálogos, 9(3). Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/12915