PLNM para a educação básica

o estado da arte do caso Manaus

Autores

Resumo

Há mais de uma década, o Brasil tem acompanhado um novo fluxo migratório: a vinda de imigrantes e refugiados, especialmente para a região Norte do país. Com isso, a comunidade escolar sofreu impacto imediato, notadamente na emergência do ensino de português como língua não materna. Nosso texto se propõe a, traçando um breve panorama do cenário sociolinguístico da cidade de Manaus, investigar a articulação entre as pesquisas da pós-graduação e a realidade escolar e sociolinguística presentes. Nossos resultados apontam para um descompasso entre as demandas da sociedade e os interesses da pós-graduação.

Biografia do Autor

Jefferson Evaristo, UERJ

Pós-doutorando em Língua Portuguesa pela UPM (2021), doutor em Língua Portuguesa pela UERJ (2020) e doutor em Letras Neolatinas (língua italiana) pela UFRJ (2019). Mestre em Letras Neolatinas pela UFRJ. Formado em Letras Português/Italiano e especialista em Língua Italiana - Tradução, ambos pela UERJ. Atualmente é professor de Língua Portuguesa na UERJ. Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: Internacionalização da língua portuguesa; Políticas linguísticas; Ensino de português língua materna e não materna; Materiais de leitura e produção de textos em Língua Portuguesa; Contato Linguístico.

Antonio José da Silva, UERJ

Professor da rede pública estadual de ensino do Amazonas, pesquisa ensino de português para estrangeiros nas escolas públicas de Manaus, com pesquisa abrigada no Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; conselheiro municipal de educação de Manaus.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Evaristo, J., & Silva, A. J. da . (2021). PLNM para a educação básica: o estado da arte do caso Manaus. Revista Diálogos, 9(3). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/12910