A criança bi e multilíngue - Ultrapassando mitos e obstáculos.

Uma breve síntese sobre o bilinguismo

Autores/as

Resumen

O presente estudo representa uma revisão de literatura sobre a área do bilinguismo, no qual se pretende evidenciar algumas caraterísticas naturais de falantes bilíngues ou multilíngues. Este tem como objetivo, descrever este importante fenômeno que, muitas vezes, está envolto por mitos, incertezas e equívocos tanto do lado dos pais, como de alguns profissionais da saúde e professores. Seguindo a cronologia da evolução dos estudos sobre o bilinguismo e comportamento, descrevem-se ainda  desenvolvimento cognitivo bilíngue, e suas possíveis vantagens e desvantagens.  Aborda também as conexões existentes entre o bilinguismo e a emoção tanto no escopo linguístico- social como psicológico. São apresentados resultados iniciais no âmbito do bi-multilinguismo, focando-nos em aspectos como o sentimento de pertença a um grupo social, language-choice, e também receios e incertezas dos pais quanto à educação bilíngue.

Biografía del autor/a

Miriam Akioma, Universidade de Macau

Universidade de Macau, Taipa – Macau - China. Doutoranda e pesquisadora assistente em Neurociências no Centro de Ciências Cognitivas e Cerebrais da Faculdade de Ciências da Saúde. Mestre em Linguística Aplicada pela Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de Macau, China. E-mail: miriam.akioma@gmail.com

Ana Margarida Belém Nunes, Universidade de Macau

Universidade de Macau, Taipa – Macau – China. Professora Associada do Departamento de Português da Faculdade de Artes e Humanidades. Doutora em Linguística Clínica pela Universidade de Aveiro, Portugal. E-mail: ananunes@um.edu.mo

Publicado

2021-12-28

Cómo citar

Akioma, M., & Belém Nunes, A. M. (2021). A criança bi e multilíngue - Ultrapassando mitos e obstáculos.: Uma breve síntese sobre o bilinguismo. Revista Diálogos, 9(3). Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/12903