Práticas de percepção e produção de vogais médias do Português Brasileiro em cursos de português para falantes de espanhol

Autores/as

Resumen

Neste artigo, propomos o desenvolvimento de atividades de percepção e produção de vogais médias-baixas para aprendizes de português brasileiro como língua adicional, falantes nativos de espanhol, apoiando-nos no Modelo de Aprendizagem de Fala (FLEGE, 1995) e no ensino de línguas baseado em tarefas (ELLIS, 2003; ELLIS, 2009; ELLIS et al., 2020, WILLIS, 1996). As tarefas foram pensadas para o nível A1.1 de cujo plano de ensino selecionamos o tópico ‘saúde’. Além disso, para desenvolver a fase de foco na forma, consideramos as semelhanças e diferenças do sistema vocálico do português e do espanhol.

Biografía del autor/a

Luciene Bassols Brisolara, Universidade Federal do Rio Grande

Possui Graduação em Letras, Licenciatura em Português, Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Católica de Pelotas (2001), Mestrado em Letras - Lingüística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004), Doutorado em Linguística e Letras (Conceito CAPES 6) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) com bolsa sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona (2006-2007), e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Pelotas (2018). É professora associada III da Universidade Federal do Rio Grande. É professora do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande. Integra o grupo de pesquisa do CNPq "Língua materna e estrangeira: aquisição, ensino e variação". Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Fonética e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição da Fonologia, Fonologia do Espanhol, Aquisição de L2, Variação Linguística e Teoria Fonológica.

Publicado

2021-12-28

Cómo citar

Pilatti Telles, L., & Bassols Brisolara, L. (2021). Práticas de percepção e produção de vogais médias do Português Brasileiro em cursos de português para falantes de espanhol. Revista Diálogos, 9(3). Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/12881