O DIALOGISMO BAKHTINIANO E AS RELAÇÕES DISCURSIVAS DO SUJEITO NA CIDADE
Keywords:
Dialogismo. Heterogeneidade. Discurso. Sujeito urbano.Abstract
Este artigo verifica os discursos do sujeito no espaço urbano e os seus sentidos à luz da compreensão bakhtiniana de linguagem. Esta abordagem leva em consideração os estudos de Bakhtin a respeito da produção da linguagem como fenômeno socioideológico, construído dialogicamente no decorrer da história. Partindo da ideia de heterogeneidade da linguagem em sua dimensão social concreta, este artigo utiliza também estudos organizados por Eni Orlandi a respeito dos sentidos sociais públicos urbanos.
References
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 1992.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. IN: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. IN: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
CAMERINI, Maria Florentina A. A produção do saber mediada pelo uso do vídeo com classes populares urbanas. Pela re-construção da dignidade humana numa experiência de pastoral. 2003. Tese de Doutorado. Departamento de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
DAHLET, Patrick. Dialogização enunciativa e paisagens do sujeito. IN: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy; BRITO, Priscila S. As ocupações dos sem-teto na discursividade da cidade. IN: ORLANDI, Eni P. Cidade atravessada – os sentidos públicos no espaço urbano.Campinas: Pontes, 2001.
ORLANDI, Eni P. Cidade dos Sentidos. Campinas: Pontes, 2004.
_______. Tralhas e troços: o flagrante urbano. IN: ORLANDI, Eni P. Cidade atravessada – os sentidos públicos no espaço urbano.Campinas: Pontes, 2001.
PFEIFFER, Claudia Castellanos. Cidade e sujeito escolarizado. IN: ORLANDI, Eni P. Cidade atravessada – os sentidos públicos no espaço urbano.Campinas: Pontes, 2001.
ROLNIK, Raquel. O que é a cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.