MIKHAIL BAKHTIN E ANTONIO CANDIDO: APROXIMAÇÕES EM FAVOR DE UMA ANÁLISE ESTÉTICA IMANENTE
Keywords:
Estética imanente. Mikhail Bakhtin. Antonio Candido.Abstract
Este artigo busca estabelecer os princípios que fomentam a concepção sobre forma estética para Mikhail Bakhtin, especificamente nas obras Estética da Criação Verbal, Questões de Literatura e Estética e Problemas da poética de Dostoievski, no que diz respeito à estilística e ao plurilinguismo. A partir disso, proporcionaremos uma aproximação com o crítico Antonio Candido sobretudo em relação à conceituação da redução estrutural e da formação do personagem de ficção, a fim de mostrar que ambos executam uma análise imanente, servida pelos princípios materiais do texto, o quais são capazes de levar para além dele, constituindo representações sociais.References
ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Lisboa: edições 70, 1970.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas na poética de Dostoievski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Ed. Forense-Universitária, 1981.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de estética: a teoria do romance. 6ed. Trad. Aurora Fornoni Bernardini et all. São Paulo: Ed. Hucitec, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. A estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Cia das Letras, 2003.
CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. 4ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.
CANDIDO, Antonio. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.