O percurso sócio-histórico do gênero resenha acadêmica

Autores

  • Jorge Luis Queiroz Carvalho jorge_carvalho15@hotmail.com
    Universidade Federal do Ceará Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Aurea Zavam aurea.ufc@gmail.com
    Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Análise de gêneros, Entorno enunciativo, Resenha acadêmica.

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa mais ampla, toma por objetivo descrever o contexto sócio-histórico que engendra a produção e circulação de resenhas, por meio de uma das categorias de análise, neste caso a ambiência, do modelo de análise diacrônica de gêneros discursivos. Para tanto foram selecionadas 45 resenhas publicadas em 04 revistas da área, que circularam entre 1953 a 2015. Os resultados revelam que as características das resenhas vão se ajustando às demandas e às especificidades de cada momento histórico.

Biografia do Autor

Jorge Luis Queiroz Carvalho, Universidade Federal do Ceará Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Letras/Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aurea Zavam, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras (Licenciatura Português-Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), especialista em Leitura e Escrita (1994), Mestre (1998), Doutora (2009) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-doutora em Estudos Linguísticos (2016) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Unidade de Prática de Ensino do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFC.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

Carvalho, J. L. Q., & Zavam, A. (2020). O percurso sócio-histórico do gênero resenha acadêmica. Revista Diálogos, 8(2), 37–57. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/10284