MULTIMODALIDADE DA RESISTÊNCIA NEGRA: UMA ANÁLISE VISUAL CRÍTICA DA MATERIALIDADE DISCURSIVA EM MEMES DIGITAIS

Autores

Palavras-chave:

Memes. Resistência Negra. Análise de Discurso Crítica. Multimodalidade.

Resumo

Este artigo objetivou analisar à luz das teorias críticas do discurso, o gênero meme que abordou em sua materialidade discursiva à resistência negra, a partir da (des)contrução dos discursos neles revelados sobre o preconceito racial e social causados pela diferença de classe e etnia oriundos da violência fomentada nas redes sociais, geralmente, por questões de raça e classe social.  Para tal análise, foram selecionados onze memes que tematizam a luta e a resistência negra no Brasil, publicados na plataforma Facebook em 2018.

Biografia do Autor

Joana Paula Silva Sousa, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC/ UECE.

Mestra em História e Letras – MIHL pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC/ UECE. Graduada em História pelo Centro Universitário (UNINTA (2012). Especialista em História do Brasil pelo Centro Universitário INTA (2014). Bolsista FUNCAP.

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestre pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2019). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO? ? VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc REVISTA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília). É membro do Conselho Consultivo da Revista Form@re/Parfor/UFPI.

Eduardo Dias da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB), Mestre pela mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA/UnB) (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), Licenciado em Letras - Francês pela Universidade de Brasília (2006), Português e Inglês pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas de Valparaíso/GO (2017) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - FACIBRA, (2015). Foi Supervisor Acadêmico na área de língua francesa do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (2009-2014). É pesquisador dos Grupos CNPq FORPROLL (Formação de Professores de Língua e Literatura) e GIEL (Grupo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem), membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). É professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF (2014-2015). Diretor fundador do Centro Interescolar de Línguas 01 do Paranoá (CIL Paranoá) de 2016 a 2017, pela mesma Secretaria. Tendo a Didática de Línguas, os Estudos sobre Oralidade em Língua Estrangeira, Teorias Curriculares, Ensino e aprendizagem de LE/L2, Práticas de Leitura, os Estudos sobre Gêneros Discursivos/Textuais, os (Multi)Letramentos e Transculturalidade em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das atividades e interesses de pesquisa e ensino em perspectiva transdisciplinar com a Linguística, a Linguística Aplicada (Crítica), a Literatura, a Educação e ciências afins.

 

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Publicado

2019-10-19

Como Citar

Sousa, J. P. S., Paiva, F. J. de O., & Silva, E. D. da. (2019). MULTIMODALIDADE DA RESISTÊNCIA NEGRA: UMA ANÁLISE VISUAL CRÍTICA DA MATERIALIDADE DISCURSIVA EM MEMES DIGITAIS. Revista Diálogos, 7(3), 275–296. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/8275

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres