O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DA COMUNIDADE SURDA EM TELÊMACO BORBA (PR)

Autores

  • Francieli Lunelli Santos francieli.lunelli@gmail.com
    Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Marcelo Rodrigues marcelo_tb2011@hotmail.com
    SEED/PR

Resumo

O artigo que segue apresenta aspectos sobre a formação de uma comunidade surda na cidade de Telêmaco Borba/Paraná, a partir da década de 1990. Discorre sobre o convívio entre as pessoas sinalizantes que compartilham, através da Língua Brasileira de Sinais, suas dificuldades e superações tornando a comunidade surda um ambiente de lutas e conquistas. O texto destaca a construção e o fortalecimento da identidade da comunidade surda no meio social em que os indivíduos com surdez do município estão inseridos. Em termos metodológicos optou-se pela coleta e análise de depoimentos de dois entrevistados, líderes da comunidade surda naquela cidade.

Biografia do Autor

Francieli Lunelli Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná; Mestre em Ciências Sociais Aplicadas também pela UEPG. Licenciada em História (UEPG) e Sociologia (UNINTER). Professora formadora do Curso de Licenciatura em História (UEPG), modalidade a distância. Professora do Colégio e Faculdade Sant'Ana (CFSA), em Ponta Grossa (PR).

Marcelo Rodrigues, SEED/PR

Especialista em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Licenciado em História (2017) pela UEPG e graduando em Letras/Libras - Bacharelado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR). Tradutor e Intérprete de Libras.

Referências

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Brasília, DF: DOU, 2002.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. Trad. Maria Leticia Ferreira. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru, EDUSC, 2012.

MACÊDO, Graciely Cândido; BORGES, Carla Luzia Carneiro. A In(Ex)clusão dos Surdos na Educação do Campo: Sensibilizando Professores e Compartilhando Saberes. Revista Graduando, Feira de Santana, v. 2, n. 3, p. 11-25, jul./dez. 2011.

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira; D’ANTINO, Maria Eloísa Famá. Inclusão Social de Pessoas com Deficiências e Necessidades Especiais: cultura, educação e lazer. Saúde & Sociedade, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 377-389, 2011.

PASTORAL DOS SURDOS. Pastoral dos Surdos rompe desafios e abraça os sinais do Reino na Igreja do Brasil. São Paulo: Paulinas, 2006.

PERLIN, Gladis T. T.; STROBEL, Karin. Fundamentos da Educação dos Surdos. Florianópolis: UFSC, 2008.

PERLIN, Gladis T. T. Histórias de vida surda: identidades em questão. Porto Alegre: UFRGS/ FACED, 1998.

PERLIN, Gladis T. T. O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferença e identidade. 2003. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

POLLAK, Michael. Memórias, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro: Ed UFRJ, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

RODRIGUES, Marcelo; PRATKA, Natalie Mayara; SANTOS, Francieli Lunelli. A educação dos surdos de Telêmaco Borba na Escola Paroquial Perpétuo Socorro (1987-2012) e no Colégio Estadual Wolff Klabin (2013-2015): uma análise comparativa. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. 25, p. 61-72, 2017.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora UFSC, 2008.

DOCUMENTOS OFICIAIS

Ata da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com a data como oficial de inauguração da Pastoral dos Surdos de Telêmaco Borba. 2002.

ENTREVISTAS

Érico Aparecido Ferreira, 39 anos, concedida ao pesquisador e intérprete de Libras, Marcelo Rodrigues em 10/02/2018.

Marily Aparecida Ferreira, 40 anos, concedida ao pesquisador e intérprete de Libras, Marcelo Rodrigues em 20/01/2018.

Publicado

2019-07-22

Como Citar

Santos, F. L., & Rodrigues, M. (2019). O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DA COMUNIDADE SURDA EM TELÊMACO BORBA (PR). Revista Diálogos, 7(2), 172–186. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7815

Edição

Seção

Chamada temática