O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DA COMUNIDADE SURDA EM TELÊMACO BORBA (PR)
Resumo
O artigo que segue apresenta aspectos sobre a formação de uma comunidade surda na cidade de Telêmaco Borba/Paraná, a partir da década de 1990. Discorre sobre o convívio entre as pessoas sinalizantes que compartilham, através da Língua Brasileira de Sinais, suas dificuldades e superações tornando a comunidade surda um ambiente de lutas e conquistas. O texto destaca a construção e o fortalecimento da identidade da comunidade surda no meio social em que os indivíduos com surdez do município estão inseridos. Em termos metodológicos optou-se pela coleta e análise de depoimentos de dois entrevistados, líderes da comunidade surda naquela cidade.Referências
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Brasília, DF: DOU, 2002.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. Trad. Maria Leticia Ferreira. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru, EDUSC, 2012.
MACÊDO, Graciely Cândido; BORGES, Carla Luzia Carneiro. A In(Ex)clusão dos Surdos na Educação do Campo: Sensibilizando Professores e Compartilhando Saberes. Revista Graduando, Feira de Santana, v. 2, n. 3, p. 11-25, jul./dez. 2011.
MAZZOTTA, Marcos José da Silveira; D’ANTINO, Maria Eloísa Famá. Inclusão Social de Pessoas com Deficiências e Necessidades Especiais: cultura, educação e lazer. Saúde & Sociedade, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 377-389, 2011.
PASTORAL DOS SURDOS. Pastoral dos Surdos rompe desafios e abraça os sinais do Reino na Igreja do Brasil. São Paulo: Paulinas, 2006.
PERLIN, Gladis T. T.; STROBEL, Karin. Fundamentos da Educação dos Surdos. Florianópolis: UFSC, 2008.
PERLIN, Gladis T. T. Histórias de vida surda: identidades em questão. Porto Alegre: UFRGS/ FACED, 1998.
PERLIN, Gladis T. T. O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferença e identidade. 2003. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
POLLAK, Michael. Memórias, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro: Ed UFRJ, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
RODRIGUES, Marcelo; PRATKA, Natalie Mayara; SANTOS, Francieli Lunelli. A educação dos surdos de Telêmaco Borba na Escola Paroquial Perpétuo Socorro (1987-2012) e no Colégio Estadual Wolff Klabin (2013-2015): uma análise comparativa. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. 25, p. 61-72, 2017.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora UFSC, 2008.
DOCUMENTOS OFICIAIS
Ata da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com a data como oficial de inauguração da Pastoral dos Surdos de Telêmaco Borba. 2002.
ENTREVISTAS
Érico Aparecido Ferreira, 39 anos, concedida ao pesquisador e intérprete de Libras, Marcelo Rodrigues em 10/02/2018.
Marily Aparecida Ferreira, 40 anos, concedida ao pesquisador e intérprete de Libras, Marcelo Rodrigues em 20/01/2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.