EXPERIÊNCIAS DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA COM SURDOS SINALIZANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Izabelly Correia dos Santos Brayner izabelly.correias@gmail.com
    Universidade Católica de Pernambuco | Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Leitura. Língua Portuguesa. Estratégia. Libras

Resumo

O panorama educacional dos surdos evidencia diferentes insucessos, o que nos possibilita uma reflexão sobre como poderíamos modificar essa realidade, através de estratégias que possam auxiliar a leitura na língua portuguesa, que é a segunda língua da comunidade surda. O atual estudo tem como objetivo identificar estratégias de leitura em língua portuguesa utilizada por surdos do ensino fundamental. Apesar de iniciais, os resultados apontam que, nas atividades de leitura, os participantes se utilizam da estratégia do emprego do sinal em diferentes contextos no ato da leitura, e essa estratégia promove a compreensão e também amplia o capital linguístico.

Biografia do Autor

Izabelly Correia dos Santos Brayner, Universidade Católica de Pernambuco | Universidade de Pernambuco

Universidade Católica de Pernambuco | Universidade de Pernambuco

Departamento de Letras

Área: Libras

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Publicado

2019-07-22

Como Citar

Brayner, I. C. dos S. (2019). EXPERIÊNCIAS DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA COM SURDOS SINALIZANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Diálogos, 7(2), 27–39. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7800

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