A ESTRATIFICAÇÃO AXIOLÓGICA E O OBJETO DISCURSIVO DO SURDO EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA (LP/L2S)

Autores

  • Simone Lorena Silva Pereira simone_lorena@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria da Penha Casado Alves penhalves@msn.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

surdos. práticas discursivas. língua portuguesa.

Resumo

Este trabalho visa discutir as práticas tradicionais de ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos (LP/L2S) voltadas para a estabilidade sistêmica cotejando com a estratificação axiológica do discurso. Nossas discussões estão ancoradas nas lentes teóricas da concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin, da Linguística Aplicada e dos Estudos Surdos. Percebemos que, a língua adentra na vida no momento em que o surdo percebe a possibilidade de subverter o padrão imposto pelo ouvintismo e construir o seu projeto de dizer em segunda língua como forma de posicionar-se dialogicamente e axiologicamente no mundo. 

Biografia do Autor

Simone Lorena Silva Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Assistente da área de Linguística da Língua de Sinais do Departamento de Letras, UFRN.

Maria da Penha Casado Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-doutorado em Linguística Aplicada, UNICAMP. Professora Associada da área de Língua Portuguesa do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2019-10-19

Como Citar

Pereira, S. L. S., & Alves, M. da P. C. (2019). A ESTRATIFICAÇÃO AXIOLÓGICA E O OBJETO DISCURSIVO DO SURDO EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA (LP/L2S). Revista Diálogos, 7(3), 169–185. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7786

Edição

Seção

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