VITRINE DE INSATISFAÇÃO: Um olhar para o pós-vendas das relações comerciais de eletroeletrônicos em plataformas digitais

Autores/as

  • Lucas Adriano Dias Ramos lucasadrianodias@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro fmctrigueiro@yahoo.com.br
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO https://orcid.org/0000-0002-4704-2764

DOI:

10.30781/repad.v3i3.8703

Palabras clave:

E-commerce, Pós-venda, Plataformas digitais, Reclamações de clientes

Resumen

A evolução tecnológica trouxe muitas mudanças para o cotidiano da sociedade, principalmente com relação ao comércio. O comportamento mais exigente dos consumidores obrigou as organizações a agir de forma mais proativa, tornando-as cada vez mais responsáveis pela captação do cliente. O objetivo geral deste trabalho é analisar os principais motivos das reclamações dos consumidores na plataforma digital Reclame Aqui com relação ao processo de compra de eletroeletrônicos durante o ano de 2017 até 13 de dezembro de 2018. A forma de pesquisa escolhida foi a descritiva com coleta de dados no portal Reclame. As informações extraídas a partir das reclamações determinaram o panorama das vendas no ambiente virtual, sendo que o defeito de funcionamento foi a principal reclamação, ocorreu também um grande número de reclamações não resolvidas, e os clientes demonstraram uma avaliação negativa quanto a falta de proatividade das empresas no processo de solução de problemas.

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Biografía del autor/a

Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Administração (Marketing) pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017). Desde agosto de 2006 é professor do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na área de Empresas tem experiência em Marketing, Vendas e Logística e na área docente com disciplina Teoria Geral da Administração e Administração de Marketing. Como pesquisador, os estudos em marketing, com destaque para comportamento do consumidor

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Publicado

2019-12-31

Cómo citar

RAMOS, L. A. D.; TRIGUEIRO, F. M. C. VITRINE DE INSATISFAÇÃO: Um olhar para o pós-vendas das relações comerciais de eletroeletrônicos em plataformas digitais. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 115–132, 2019. DOI: 10.30781/repad.v3i3.8703. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8703. Acesso em: 20 jul. 2024.