ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTA DE COMBATE AO ENDIVIDAMENTO JUVENIL

Autores

  • Eduardo Cardoso eduardomiato9@gmail.com
    Centro Universitário Serra dos Órgãos

DOI:

10.30781/repad.v7i2.15133

Palavras-chave:

administração, Educação Financeira, Inadimplência

Resumo

O cenário global encontra-se em uma fase económica acelerada e como resultado, no cenário econômico nacional não é diferente. Nos últimos anos, uma situação pode ser observada no Brasil: o aumento significativo de participação dos jovens na economia, por meio do aumento do poder de compra após a conclusão da última etapa da educação básica. Porém, este fator tem provocado um efeito colateral nos jovens: o endividamento financeiro. Tal situação pode ser justificada pela falta de conhecimento mínimo de administração financeira e orçamentária. O objetivo deste estudo é analisar qual é o efeito da falta de educação financeira e orçamentária no ensino médio e na vulnerabilidade financeira que leva ao endividamento dos jovens. Esta pesquisa apresenta conceitos de economia e endividamento para contextualizar e fundamentar o relato e, por conseguinte, a realização de uma análise bibliográfica e documental que mostra como resultado um alerta: estamos em rota de colisão. A atual geração não consegue administrar a si mesma, e suas principais esperanças estão em uma grade escolar ainda inexistente. Conclui se que há uma necessidade imediata da inserção da educação administrativa e orçamentária como matéria obrigatória na grade comum curricular das escolas para mudança deste cenário de inadimplência.

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Publicado

2023-08-31 — Atualizado em 2023-09-06

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Como Citar

CARDOSO, E. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTA DE COMBATE AO ENDIVIDAMENTO JUVENIL . Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.30781/repad.v7i2.15133. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/15133. Acesso em: 18 jul. 2024.