ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTA DE COMBATE AO ENDIVIDAMENTO JUVENIL

Autores

  • Eduardo Cardoso eduardomiato9@gmail.com
    Centro Universitário Serra dos Órgãos

DOI:

10.30781/repad.v7i2.15133

Palavras-chave:

administração, Educação Financeira, Inadimplência

Resumo

O cenário global encontra-se em uma fase económica acelerada e como resultado, no cenário econômico nacional não é diferente. Nos últimos anos, uma situação pode ser observada no Brasil: o aumento significativo de participação dos jovens na economia, por meio do aumento do poder de compra após a conclusão da última etapa da educação básica. Porém, este fator tem provocado um efeito colateral nos jovens: o endividamento financeiro. Tal situação pode ser justificada pela falta de conhecimento mínimo de administração financeira e orçamentária. O objetivo deste estudo é analisar qual é o efeito da falta de educação financeira e orçamentária no ensino médio e na vulnerabilidade financeira que leva ao endividamento dos jovens. Esta pesquisa apresenta conceitos de economia e endividamento para contextualizar e fundamentar o relato e, por conseguinte, a realização de uma análise bibliográfica e documental que mostra como resultado um alerta: estamos em rota de colisão. A atual geração não consegue administrar a si mesma, e suas principais esperanças estão em uma grade escolar ainda inexistente. Conclui se que há uma necessidade imediata da inserção da educação administrativa e orçamentária como matéria obrigatória na grade comum curricular das escolas para mudança deste cenário de inadimplência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGÊNCIA B2. Vivendo 80 semanas na vida do jovem brasileiro. 2016. Disponível em < https://exame.abril.com.br/marketing/10-fatos-sobre-o-comportamento-dosjovens-brasileiros/ >

ALVES DA COSTA JUNIOR, C.; MARIA, O.; CLARO, B. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM INSTRUMENTO DE CONSCIÊNCIA ECONÔMICA FINANCIAL EDUCATION: A TOOL FOR ECONOMIC CONSCIOUSNESS. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/download/2220/1792>. Acesso em: 14 mar. 2023.

ARAÚJO, L. J., Thayana. Inadimplência atinge recorde de 68 milhões de pessoas em agosto, diz Serasa. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/inadimplencia-atinge-recorde-de-68-milhoes-de-pessoas-em-agosto-diz-serasa/>. Acesso em: 28 jan. 2023.

Augustinis, V. F., Costa, A. d., & Barros, D. F. (2012). Uma análise crítica do discurso de educação financeira: Por uma educação para além do capital. Revista de Administração MADE, 16(3), 79-102.

BADER, M.; SAVOIA, J. R. F. Logística da distribuição bancária: tendências, oportunidades e fatores para inclusão financeira. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 2, mar./abr. 2013

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: BCB, 2013. 72 p. Disponível em: < www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira >

Brasil. (2010). Decreto 7.397, de 22 de dezembro de 2010: Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF. Brasília: Presidência da República. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm>.

________. (2013). Brasil: implementando a estratégia nacional de educação financeira. Estratégia Nacional da Educação Financeira. Brasília: Banco Central do Brasil.

________. Programa Educação Financeira nas Escolas 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/investidor/pt-br/educacional/criancas-e-jovens/programa-educacao-financeira-nas-escolas>.

BARROS, M. M. L. Trajetórias de jovens adultos: ciclo de vida e mobilidade social. Horiz. antropol., Porto Alegre, v. 16, n. 34, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010471832010000200004&lng=en&nrm=iso>.

CABRAL BRAZ, M. Comportamento Financeiro e o Endividamento de Jovens Cariocas. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/47582/47582.PDF>. Acesso em: 13 mar. 2023.

CORDEIRO, N. J. N.; COSTA, M. G. V.; SILVA, M. N. DA. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA PANORÂMICA. Ensino da Matemática em Debate, v. 5, n. 1, p. 69–84, 23 jun. 2018.

D'AQUINO, C., & CERBASI, G. (2008). Educação financeira: Como educar seu filho. Rio de Janeiro: Elsevier.

GRANDO, Neiva Ignês; SCHNEIDER, Ido José. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: o que pensam alunos e professores. Revista Educação em Questão: Natal, v. 40, n. 26, p. 195-219, jan./jun. 2011.

HILL, N. (2009). Quem pensa enriquece. São Paulo: Fundamento Educacional.

INGRIDOLIVEIRA. Número de inadimplentes no Brasil atinge recorde da série histórica, aponta Serasa. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/numero-de-inadimplentes-no-brasil-atinge-recorde-da-serie-historica-aponta-serasa/>.

LUSARDI, A., & MITCHELL, O. S. (2010). Financial literacy among the young: Evidence and implications for consumer policy. Journal of Consumer Affairs, 44(2), 358-380.

Macedo Jr., J. S. (2007). A árvore do dinheiro: Guia para cultivar a sua independência financeira. Rio de Janeiro: Elsevier.

MEU ACERTO. Endividamento entre jovens: como reverter esse crítico cenário. Disponível em: <https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ifgwJ7vLj4sJ:https://exame.com/colunistas/meu-acerto/endividamento-entre-jovens-como-reverter-esse-critico-cenario/&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>.

OECD - Financial education and consumer protection (2005). Disponível em: <https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/>.

POLIT, D. F.; BECK, C. T. The content validity index: Are you sure you know what’s being reported? critique and recommendations. Research in Nursing & Health, v. 29, n. 5, p. 489–497, 2006.

SAVOIA, José Roberto Ferreira; SAITO, André Taue; SANTANA, Flavia de Angelis. Paradigmas da educação financeira no Brasil. 2007. Revistas de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 41, n. 6, p. 1121 - 1141, Nov – Dez 2007.

SCOTT, P. Gerações e famílias: Polissemia, mudanças históricas e mobilidade. Sociedade e Estado, v. 25, p. 251–284, 1 ago. 2010.

SERASA. MAPA DA INADIPLENCIA NO BRASIL EM DEZEMBRO DE 2022. Disponível em: < https://cdn.builder.io/o/assets%2Fb212bb18f00a40869a6cd42f77cbeefc%2Ff660170bf4204a908d0f34d06218c00e?alt=media&token=e0e0f4e1-8a33-4eb1-93d4-43c64296bbc9&apiKey=b212bb18f00a40869a6cd42f77cbeefc>. Acesso em: 28 jan. 2023.

SERASA. MAPA DA INADIPLENCIA NO BRASIL EM MAIO DE 2021. Disponível em: <https://www.serasa.com.br/assets/cms/2021/Mapa-de-Inadimple%CC%82ncia-no-Brasil.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2023.

SERASA. PESQUISA 2021 ENDIVIDAMENTO. Disponível em: <https://www.serasa.com.br/assets/cms/2021/Pesquisa-Endividamento-2021-Release-..pdf>. Acesso em: 28 jan. 2023.

SERASA. MAPA DA INADIPLENCIA NO BRASIL EM DEZEMBRO DE 2022. Disponível em: < https://cdn.builder.io/o/assets%2Fb212bb18f00a40869a6cd42f77cbeefc%2Fcae66cfcdb274882a14ecc54d7ff57f3?alt=media&token=183cfb7a-efbd-46e4-a085-6ef68f6306c7&apiKey=b212bb18f00a40869a6cd42f77cbeefc>. Acesso em: 28 jan. 2023.

WILIIS, L. E. (2009). Evidence and ideology in assessing the effectiveness of financial literacy.

Downloads

Publicado

2023-08-31 — Atualizado em 2023-09-06

Versões

Como Citar

CARDOSO, E. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTA DE COMBATE AO ENDIVIDAMENTO JUVENIL . Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.30781/repad.v7i2.15133. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/15133. Acesso em: 27 abr. 2024.