ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTA DE COMBATE AO ENDIVIDAMENTO JUVENIL
DOI:
10.30781/repad.v7i2.15133Palavras-chave:
administração, Educação Financeira, InadimplênciaResumo
O cenário global encontra-se em uma fase económica acelerada e como resultado, no cenário econômico nacional não é diferente. Nos últimos anos, uma situação pode ser observada no Brasil: o aumento significativo de participação dos jovens na economia, por meio do aumento do poder de compra após a conclusão da última etapa da educação básica. Porém, este fator tem provocado um efeito colateral nos jovens: o endividamento financeiro. Tal situação pode ser justificada pela falta de conhecimento mínimo de administração financeira e orçamentária. O objetivo deste estudo é analisar qual é o efeito da falta de educação financeira e orçamentária no ensino médio e na vulnerabilidade financeira que leva ao endividamento dos jovens. Esta pesquisa apresenta conceitos de economia e endividamento para contextualizar e fundamentar o relato e, por conseguinte, a realização de uma análise bibliográfica e documental que mostra como resultado um alerta: estamos em rota de colisão. A atual geração não consegue administrar a si mesma, e suas principais esperanças estão em uma grade escolar ainda inexistente. Conclui se que há uma necessidade imediata da inserção da educação administrativa e orçamentária como matéria obrigatória na grade comum curricular das escolas para mudança deste cenário de inadimplência.
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