EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

10.30781/repad.v5i2.11649

Palavras-chave:

Alfabetização financeira, Comportamento financeiro, Finanças

Resumo

Este artigo procura analisar as atitudes, comportamentos e conhecimentos financeiros de estudantes do terceiro ano do ensino médio, bem como verificar a influência das características demográficas e socioeconômicas desses estudantes em sua educação financeira. A amostra desta pesquisa foi composta por discentes de instituições de ensino públicas do interior dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi a de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa feita por meio de um levantamento. Para isso, aplicou-se um questionário adaptado de Potrich, Vieira e Ceretta (2013) e Potrich, Vieira e Kirch (2015). Diante dos resultados, constatou-se que a educação financeira é pouco expressiva no cotidiano desses estudantes. Foi possível identificar que os fatores demográficos e socioeconômicos analisados demostram que gênero e renda não exercem influência sobre a educação financeira do estudante estudado, mas que a escolaridade dos pais exerce uma influência significativa. Com este artigo, pretende-se estimular instituições públicas e privadas a elaborar programas que contribuam com a educação financeira de seus alunos, formando, assim, cidadãos capacitados para gerenciar suas finanças pessoais de forma satisfatória, evitando o endividamento precoce.

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Biografia do Autor

Beatriz Ribeiro Xavier, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Tamires Sousa Araújo, Universidade Federal de Mato Grasso do Sul

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas, Lagoas.

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: tamires.sousa@ufms.br

Sirlei Tonello Tisott, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Agronegócio – UFRGS. Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Cleston Alexandre dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente e pesquisador do Curso de Ciências Contábeis do Campus Universitário de Três Lagoas (CPTL-UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Escola de Administração e Negócios (PPGCC, ESAN)

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

XAVIER, B. R.; ARAÚJO, T. S.; TISOTT, S. T.; SANTOS, C. A. dos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 5, n. 2, 2021. DOI: 10.30781/repad.v5i2.11649. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649. Acesso em: 16 out. 2024.