EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30781/repad.v5i2.11649


Palavras-chave:

Alfabetização financeira, Comportamento financeiro, Finanças

Resumo

Este artigo procura analisar as atitudes, comportamentos e conhecimentos financeiros de estudantes do terceiro ano do ensino médio, bem como verificar a influência das características demográficas e socioeconômicas desses estudantes em sua educação financeira. A amostra desta pesquisa foi composta por discentes de instituições de ensino públicas do interior dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi a de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa feita por meio de um levantamento. Para isso, aplicou-se um questionário adaptado de Potrich, Vieira e Ceretta (2013) e Potrich, Vieira e Kirch (2015). Diante dos resultados, constatou-se que a educação financeira é pouco expressiva no cotidiano desses estudantes. Foi possível identificar que os fatores demográficos e socioeconômicos analisados demostram que gênero e renda não exercem influência sobre a educação financeira do estudante estudado, mas que a escolaridade dos pais exerce uma influência significativa. Com este artigo, pretende-se estimular instituições públicas e privadas a elaborar programas que contribuam com a educação financeira de seus alunos, formando, assim, cidadãos capacitados para gerenciar suas finanças pessoais de forma satisfatória, evitando o endividamento precoce.

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Biografia do Autor

  • Beatriz Ribeiro Xavier, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

  • Tamires Sousa Araújo, Universidade Federal de Mato Grasso do Sul

    Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas, Lagoas.

    Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: tamires.sousa@ufms.br

  • Sirlei Tonello Tisott, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Doutora em Agronegócio – UFRGS. Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Cleston Alexandre dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Docente e pesquisador do Curso de Ciências Contábeis do Campus Universitário de Três Lagoas (CPTL-UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Escola de Administração e Negócios (PPGCC, ESAN)

    Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 5, n. 2, 2021. DOI: 10.30781/repad.v5i2.11649. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649. Acesso em: 14 jul. 2025.