MARKETING DIGITAL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Evidências no mercado de varejo de vestuário de Cuiabá-MT
DOI:
10.30781/repad.v4i2.10027Palavras-chave:
Comportamento do consumidor, Influências de compra, Marketing Digital, Varejo de vestuário.Resumo
Com a mudança nas relações sociais e o surgimento de novos canais de interações, passou a ser uma necessidade para as empresas conhecer o comportamento deste novo consumidor altamente conectado, e assim, conhecer as influências que levam a comprar determinado produto. O marketing digital apresenta-se como uma nova maneira de interação da empresa informar seu consumidor sobre seu produto, por meio de diversas ações, tais como, marketing de conteúdo, marketing de mídias sociais e ferramentas de monitoramento e segmentação. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo principal analisar como o marketing digital influencia a decisão de compra de consumidores do varejo de vestuário de Cuiabá-MT, buscando identificar as estratégias utilizadas pelas empresas, analisar o comportamento de consumo, destacando os influenciadores de decisão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa mista a partir de três entrevistas, sendo duas com gestores de lojas do segmento estudado e uma com um especialista do assunto, e realizado um levantamento (survey) junto aos consumidores da região estudada. Os principais resultados mostram que os consumidores em sua maioria não são influenciados por ações de marketing digital, porém, as empresas reconhecem a importância deste para que o cliente a encontre, destacando a criação de relacionamentos.Downloads
Referências
ALMEIDA JUNIOR, A. L. de et. al. Marketing digital sua influência no comportamento dos consumidores de produtos/moda na cidade de Cataguases – MG. In: Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 9, Anais […]., 2017. Disponível em:<http://evidosol.textolivre.org>, Acesso em 30 de maio de 2019.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRAGA, G. C.; COELHO, M. de F. Marketing Digital: Estratégias de Blogueiras de Moda. Marketing e Tourism, Belo Horizonte, v.3, n. 2, agosto, 2018.
DIAS, J. P. da S.; HEMAIS, M. W. Consumidores de baixa renda e compras on-line: Receios em consumir pela Internet. Revista de Gestão, São Paulo, v. 22, n1, p. 115-132, jan-mar, 2015.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2019.
HAWKING, D. I.; MOTHERSBAUGH, D. L. Comportamento do Consumidor: construindo a estratégia de marketing.13 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.
KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de Marketing. Trad. Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
________; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Trad. Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
________; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. Trad. Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
________; ARMISTRONG, G. Princípios de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2015.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MACHADO, C. de M. N. et al. Os 4 P’s do Marketing: Uma análise em uma Empresa Familiar do ramo de serviços do norte do Rio Grande do Sul. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 9, 2012, Resende-RJ. Anais [...]. Resende: Associação Educacional Dom Bosco, 2012, p. 1-16.
MADALOSSO, B.; GONÇALVES, R. B., PICCIN, T. As redes sociais e a gestão de relacionamento em vinícolas: Um estudo de múltiplos casos. Revista GEINTEC, São Cristóvão, v. 6, n. 1, p. 2718-2733, 2016.
MATTAR, F. N. Administração de varejo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
MORESI, E. et al. Metodologia de Pesquisa. Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2003.
OLIVEIRA, T. P. P. de; SARAIVA, P. M. A Influência do Marketing Digital no Perfil de Consumo da Geração Y. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, n. 44, p. 589-600, 2019.
POIO, G. M.; TRIGUEIRO, F. M. C.; LEITE, D. B. Fatores que influenciam a escolha de marcas e o comportamento de compra de consumidores do segmento de moda em Cuiabá – MT: Similaridades e Diferenças entre Gêneros. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, v. 2, n. 1, p. 84-103, 2018.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SAMARA, B. S.; MORSCH, M. A. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
SILVA, F. W. A. da; LIMA, P. F. de; LIMA, M. M. L. Marketing Digital como Estratégia Competitiva dentro das Organizações: Um Estudo de Caso em uma Rede Empresarial na Região do Cariri – CE. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 12, n. 42, p.85-108, 2018.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE VAREJO E CONSUMO. Estudo revela importante papel do varejo na economia brasileira. 2018a. Disponível em: <http://sbvc.com.br/estudo-papel-varejo-2018/> Acesso em: 17 de junho de 2019.
________. Os Novos Consumidores Brasileiros: Hábitos de compra e consumo dos jovens entre 16 e 22 anos. 2018b. Disponível em: <http://sbvc.com.br/wp-content/uploads/2018/08/Pesquisa_SBVC_AGP_Novos_Consumidores.pdf> Acesso em: 23 de junho de 2019.
SOUZA, M.; SERRENTINO, A. Multivarejo na próxima economia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.
STEINHORST, J. G.; CARMO, E. R. do; MIORANZA, C. Aplicação da metodologia dos 8Ps do Marketing Digital em uma indústria metalúrgica. In: Conferência Internacional em Gestão de Negócios, 1, 2015, Cascavel-PR. Anais […]. Cascavel: UNIOESTE, 2015, p. 1-16.
TORRES, C. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na Internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009.
VAZ, C. A. Os 8Ps do marketing digital: o guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.