MARKETING DIGITAL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Evidências no mercado de varejo de vestuário de Cuiabá-MT

Autores

DOI:

10.30781/repad.v4i2.10027

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Influências de compra, Marketing Digital, Varejo de vestuário.

Resumo

Com a mudança nas relações sociais e o surgimento de novos canais de interações, passou a ser uma necessidade para as empresas conhecer o comportamento deste novo consumidor altamente conectado, e assim, conhecer as influências que levam a comprar determinado produto. O marketing digital apresenta-se como uma nova maneira de interação da empresa informar seu consumidor sobre seu produto, por meio de diversas ações, tais como, marketing de conteúdo, marketing de mídias sociais e ferramentas de monitoramento e segmentação. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo principal analisar como o marketing digital influencia a decisão de compra de consumidores do varejo de vestuário de Cuiabá-MT, buscando identificar as estratégias utilizadas pelas empresas, analisar o comportamento de consumo, destacando os influenciadores de decisão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa mista a partir de três entrevistas, sendo duas com gestores de lojas do segmento estudado e uma com um especialista do assunto, e realizado um levantamento (survey) junto aos consumidores da região estudada. Os principais resultados mostram que os consumidores em sua maioria não são influenciados por ações de marketing digital, porém, as empresas reconhecem a importância deste para que o cliente a encontre, destacando a criação de relacionamentos.

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Biografia do Autor

Marcos Júnior de Figueiredo Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Administração (Marketing) pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017). Desde agosto de 2006 é professor do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na área de Empresas tem experiência em Marketing, Vendas e Logística e na área docente com disciplina Teoria Geral da Administração e Administração de Marketing. Como pesquisador, os estudos em marketing, com destaque para comportamento do consumidor.

Fernando Thiago, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017), Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011), possui especialização (pós-graduação Lato Sensu) em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013) e em Magistério do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2004) e graduação em Administração pela Unifimes (2003). Atualmente é Professor da Educação Superior do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua nos seguintes temas: Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Gestão do Agronegócio.

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Publicado

2020-05-24