O COACHING COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS: Um estudo de caso na Secretaria de Planejamento do Estado de Alagoas - SEPLAG
DOI:
10.30781/repad.v4i2.10225Abstract
Este artigo analisa a possibilidade do uso do coaching como auxiliar no processo da gestão por competência. O presente estudo visa responder a seguinte indagação, quais as dificuldades no desenvolvimento e aprimoramento da gestão por competência? E tem como objetivo analisar as possíveis soluções para as dificuldades no desenvolvimento da gestão por competências. Abordando os diversos conceitos de competência, as formas de implantação desse modelo de gestão, as dificuldades encontradas na implantação desse modelo, e as formas de soluciona-las, tendo em vista o coaching como a principal ferramenta de solução. Foi adotado como metodologia deste estudo a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, na coleta de dados incluiu livros, periódicos, artigos científicos entre outras fontes. Foi utilizado um questionário contendo 10 itens para avaliar a percepção de pessoas que vivenciam o processo da gestão por competência. A partir da coleta de dados foi possível obter conclusões parciais sobre o uso do coaching como uma ferramenta essencial para a implantação da gestão por competências, auxiliando no desenvolvimento e aprimoramento das competências individuais, e por sua vez, organizacionais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All authors who submit and publish in this journal agree to the following terms:
I hereby declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, in part or in whole.
I further declare that, once published in Repad, edited by the Federal University of Mato Grosso, Campus Rondonópolis, the Work will never be submitted by me or any of the other co-authors, if any, to any other journal.
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring about productive change as well as increase impact and impact. citation of the published work.
Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.