ESTRATÉGIAS DAS EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA BRASIL MAIS PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

Autores

DOI:

10.30781/repad.v8i1.16982

Palavras-chave:

Desenvolvimento econômico, Estratégias, Produtividade, Inovação, Faturamento

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral analisar os impactos da implantação das soluções desenvolvidas pelas empresas participantes do Programa Brasil Mais Produtividade. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada, descritiva em relação aos objetivos. Os dados foram obtidos a partir do Sprint de Inovação e das informações registradas no sistema ALI, a partir da análise de 19 empresas participantes do primeiro ciclo realizado entre agosto e dezembro de 2022, no estado de Santa Catarina, municípios de Concórdia, Jaborá e Seara. Como resultados evidenciou-se que os principais problemas priorizados estavam relacionados a gestão de pessoas e as soluções desenvolvidas proporcionavam principalmente melhorias nos processos internos das empresas, sendo num geral, soluções de baixa complexidade. Além disso, foram identificadas, na maioria das empresas, evoluções no indicador de produtividade e nas pontuações dos temas avaliados no diagnóstico Radar ALI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA ECONOMIA. Painel Mapa de Empresas. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/mapa-de-empresas/boletins/mapa- de-empresas-boletim-1o-quadrimestre-2023.pdf. Acesso: 30 jun. 2023.

CARVALHO, H. G. de; REIS, D. R.; CAVALCANTE, M. B. Gestão da Inovação. Aymará, Curitiba, 2011. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2057/1/gestaoinovacao.pdf. Acesso: 22 set 2023.

DA LUZ, A. L. Programa Agentes locais de inovação (Ali): a visão do gestor estadual – ontem, hoje e amanhã. In: PORÉM, M.E. (Org.). Inovação em micro e pequenas empresas: o Programa Agentes Locais de Inovação (Ali). Bauru, SP; Sarapuí, SP: OJM Casa Editorial, 2017.

FERRARI, A.; MANICA, C. R. Inovação em tempos de pandemia: Os diferentes cenários nos setores joalheiro e de moda íntima da Serra Gaúcha. Cadernos de Inovação em Pequenos Negócios: Comércio e Serviços. SEBRAE, CNPq. v. 1, n. 1, 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Arquivos/Revista-Cadernos-de- Inova%C3%A7%C3%A3o-Com%C3%A9rcio_e_Servi%C3%A7os_Junho_2022.pdf Acesso: 18 ago. 2023.

GEM. Empreendedorismo no Brasil, relatório executivo. 2022. Disponível em: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2023/05/GEM-BR-2022-2023-Relatorio-Executivo-v7-REVISTO-mai-23.pdf. Acesso: 30 de jun. 2023.

GIL. A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HUPALO, L. Soluções implantadas pelas empresas da região Sul no Programa Brasil Mais entre os anos de 2020 e 2021. VII CONCISA: Congresso Nacional de Ciências Sociais Aplicadas. Disponível em: https://evento.unicentro.br/files/Submissaoxarquivos/car_submissao/23_10_2022_car_s ubmissao_0930259758.pdf Acesso em: 10 nov. 2023.

KRUMENAUER, E; HUPALO, L. Impactos do Programa Brasil Mais nas empresas da Região do Extremo Oeste de Santa Catarina. Revista Sítio Novo, v. 6, n. 4. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1251 . Acesso em: 10 nov. 2023.

OECD. Oslo Manual: guidelines for collecting, reporting and using data on innovation, 4 ed., 2018. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/oslo-manual- 2018_9789264304604-en. Acesso em: 20 set. 2021.

SEBRAE. Atlas dos pequenos negócios. 2021. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Sebrae%2050+50/Not%C3%ADci as/PRESSKIT%2050%20ANOS.pdf. Acesso: 20 de jun. 2023.

SEBRAE. Dia da micro e pequena empresa evidencia a importância dos empreendedores para o Brasil. 2022. Disponível em: https://agenciasebrae.com.br/brasil-empreendedor/dia-da-micro-e-pequena-empresa- evidencia-a-importancia-dos-empreendedores-para-o-brasil. Acesso em: 10 set. 2023.

SEBRAE. Mais de dois mil novos Agentes Locais de Inovação (ALI) preparam-se para atuar pelo Brasil. 2022. Disponível em: https://agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/mais-de-dois-mil-novos-agentes- locais-de-inovacao-ali-preparam-se-para-atuar-pelo-brasil/. Acesso: 22 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

HUPALO, . L. .; BEILKE, L. ESTRATÉGIAS DAS EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA BRASIL MAIS PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.30781/repad.v8i1.16982. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/16982. Acesso em: 3 jul. 2024.