Noraldino Lima: o intelectual entre Antonio Gramsci e Norberto Bobbio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/sxjbxr37


Palavras-chave:

História da Educação, Historia dos Intelectuais, Intelectuais, Noraldino Lima

Resumo

Este texto tem como objeto o político, escritor e poeta Noraldino Lima, figura pública do cenário mineiro do início do século XX, estudado, neste artigo, como intelectual, a partir dos conceitos de duas correntes do pensamento italiano: a primeira, do pensador Antonio Gramsci, que tem como definição dois tipos de intelectuais, o tradicional e o orgânico; e a segunda, do filósofo Norberto Bobbio, que definiu o intelectual como homem de cultura. O objetivo deste texto é discutir como duas correntes distinta de pensamento podem ser aplicadas ao mesmo objeto de estudo da História da Educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda BARROS, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Possui graduação em História (1997), Especialização em Docência Universitária (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), Doutorado em Educação na Universidade Federal de Goiás, Pós-doutorado em História da Educação na Universidade Federal de Uberlândia (2018-2019), Pós-doutorado na Université Paris X - Nanterre, sob supervisão do Professor Doutor Laurent Gutierrez (2020-2022) .Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Possui experiência de trinta anos em docência da educação básica e superior. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Membro da associação nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Coordena o Centro de Documentação do Lyceu de Goiânia. Coordena o Centro de Documentação e Memória da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Foi editora da Revista Poíesis Pedagógica de 2018 a 2021. Tem experiência na área de ensino, pesquisa e extensão. Atua na pesquisa em História da Educação, nos eixos temáticos Ensino Secundário, História das Instituições e liceus. 

  • Monique Adriele da SILVA, Prefeitura Municipal de Uberaba

    Professora concursada pela Prefeitura Municipal de Uberaba e Especialista da Educação Básica pelo Estado de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada na Universidade Federal de Uberlândia, no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente pesquisa os seguintes temas: práticas e métodos, história das instituições, história dos intelectuais e fontes para história da educação.

  • Carlos Henrique de CARVALHO, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU). É graduado em História pela UFU, com mestrado em Educação pela mesma instituição, doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e estágio de pós-doutorado em História da Educação na Universidade de Lisboa (UL, Portugal). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia, bem como Diretor da Faculdade de Educação. Também foi Secretário da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Membro de Conselhos Editoriais das principais revistas de História da Educação, como Cardemos de História da Educação. Ao longo de sua trajetória, integrou o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, tendo participado na Câmara de Ensino Superior. Também foi integrante das mais importantes agências de fomento, tanto estadual como nacionais. Foi membro da Câmara Ciências Humanas e Educação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig, 2011-2016; e atualmente é integrante do Conselho Curador); Membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior e do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, 2020-2022) e do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2020-2022). Destacou-se como presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Foprop, 2020-2022) e exerceu o cargo de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU entre 2017 e 2024.Após a eleição na UFU, foi eleito Reitor e, em 20 de dezembro de 2024, nomeado Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, para o mandato de 2025 a 2029. Suas áreas de pesquisa incluem os municípios e a educação no Brasil republicano, a relação entre educação e imprensa, e as interações entre a Igreja Católica e a educação no Brasil e em Portugal.

Referências

BASTOS, Elide Rugai; RÊGO, Walquíria D. Leão (orgs.). Intelectuais e política: a moralidade do compromisso. São Paulo: Olhos d’Água, 1999.

BOBBIO, Norberto. Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Unesp, 1997, pp. 7 - 97.

BOBBIO, Norberto. Intelectuais e a vida política na Itália. In: BASTOS, Elide Rugai; RÊGO, Walquíria D. Leão (orgs.). Intelectuais e política: a moralidade do compromisso. São Paulo: Olhos d’Água, 1999. pp. 147-166.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. tradução de Carmen C, Varriale et all. Brasília: EdUnB, 1998, pp. 637 - 640.

GRAMSCI, Antonio, Cadernos do cárcere. v. 1. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GRAMSCI, Antonio, Cadernos do cárcere. v. 2. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

LIMA, Noraldino. Albôres — poesias. Juiz de Fora: Papelaria-Typographia Progresso — Dias Cardoso & Comp, 1906, pp. 1 – 129.

LIMA, Noraldino. Meridianas – versos. Juiz de Fora: Typographia Brazil, 1908, pp. 1-119.

LIMA, Noraldino. Vesperaes. Belo Horizonte: Imprensa Official de Minas, 1919, pp. 1 – 164.

LIMA, Noraldino. No valle das maravilhas. Belo Horizonte: Imprensa Official de Minas, 1925, pp. 1-222.

LIMA, Noraldino; LINS, Francisco; BARRETO, Abílio; GÓES, Carlos; BOLIVAR, Arduino (org.). Presidente Antonio Carlos: Polyanthéa. publicada no dia 7 de setembro de 1927, primeiro aniversário de seu governo. Belo Horizonte: Imprensa Official de Minas Gerais, 1927, pp. 11–22.

LIMA, Noraldino. Pela educação — discursos e palestras. Belo Horizonte: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, 1935.

Downloads

Publicado

2025-04-11

Como Citar

Noraldino Lima: o intelectual entre Antonio Gramsci e Norberto Bobbio. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 23–46, 2025. DOI: 10.29286/sxjbxr37. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16978. Acesso em: 5 dez. 2025.