A UTOPIA COMO ATRIBUTO DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.7777


Palavras-chave:

Utopia, Racionalidade, Emancipação, Educação

Resumo

Este ensaio reflete sobre ideais pedagógicos da educação moderna, herdados da filosofia Iluminista, como baliza para a formação cidadã, crítica e transformadora na atualidade. Trata das bases educacionais que fundam a emancipação e a utopia e que visam concretizar a autonomia do sujeito como agente de uma sociedade livre, justa e igualitária. A discussão é subsidiada por incursos teórico-hermenêuticos como metodologia compreensivo-interpretativa, fundamentada nas categorias habermasianas de sociedade e razão, para reconhecer a educação como um fenômeno universal e permanente, que aglutinou pluralidades de perspectivas (dialéticas) que moldaram o entendimento sobre seu conceito e sua missão histórico-social.

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Biografia do Autor

  • José Washington de Morais Medeiros, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

    Doutor em Educação, Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. Professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB - Campus João Pessoa). Tem interesse em eixos, como educação, racionalidade, gênero, ensino, gestão, informação, comunicação, articulados às nuances das tecnologias digitais da informação e comunicação. É professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPB), e por dez anos foi professor colaborador do Programa de Pós-graduação Gestão em Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba (PPGOA/UFPB). Foi apresentador do programa Conexão Ciência, da grade constituinte da TVUFPB/Futura. Foi avaliador de cursos da Educação Superior, designado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) do Ministério da Educação (MEC). 

  • Edna Gusmão de Góes Brennand, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

    Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Possui Pós-Doutorado pela Université Catholique de Louvain-UCL Bélgica (2005-2006); Estágio Sênior na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT -Portugal (2011- 2012).Estágio Sênior na Universidade de València - Espanha (2018-2020). Doutorado em Sociologia - Université Paris I Panthéon Sorbonne . Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação e Gestão. Atua nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPB e no Mestrado Profissional em Gestão principalmente nos seguintes temas: ciberdemocracia, cibercrimes, net-ativismo, ação comunicativa, ecologias cognitivas; tecnologia e violência; inteligência artificial e violência, educação, violência e direitos direitos humanos; educação,cinema e violência. Consultora da CAPES e da Universidade Aberta do Brasil - UAB. Coordenadora da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências - RIEV, parceria entre a UFPB, Universidade Federal da Santa Catarina - UFSC e a Universidade de València - Espanha.Membro do Conselho Científico e Pesquisadora do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital  LAVID-UFPB. Membro do Comitê de Governança Digital da UFPB. Coordenadora Técnica do Projeto Africanidade (Cabo Verde, Guiné Bissau e Brasil). Coordenadora da Biblioteca Digital Paulo Freire (www.paulofreire.ufpb.br). Idealizadora e Coordenadora Geral do Programa de Televisão - Conexão Ciência- TVUFPB canal 43. Foi Coordenadora dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPB, Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes-MPGOA, Presidente do Fórum Nacional da Área de Pedagogia CAPES/UAB e Presidente do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação do Norte e Nordeste. 

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Publicado

2021-04-19

Como Citar

A UTOPIA COMO ATRIBUTO DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–20, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.7777. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7777. Acesso em: 5 dez. 2025.