Avaliação educacional em Cuiabá: impactos da Prova Cuiabá na prática docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29286/jsrarf90


Palabras clave:

Avaliação educacional, Avalição externa, Prática docente

Resumen

Este estudo investiga a relação entre a prática avaliativa docente e a aplicação de uma avaliação externa. Adotamos uma abordagem qualitativa exploratório-descritiva, com questionários, entrevistas e análise documental de diretrizes educacionais de Cuiabá/MT. Constatamos um movimento histórico da avaliação classificatória para uma abordagem mediadora, priorizando o estudante. No entanto, em 2023, houve retrocesso, com o retorno da classificação. A avaliação externa visa melhorar índices educacionais, mas desloca o foco da prática docente, desconsiderando o contexto pedagógico. Concluímos que a avaliação externa reduz a autonomia docente, priorizando resultados em detrimento do desenvolvimento do estudante.

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Biografía del autor/a

  • Jucileia Nascimento de OLIVEIRA, Universidade Federal de Mato Grosso

    Jucileia Nascimento de Oliveira: Máster en Educación en el Programa de Postgrado en Educación del Instituto de Educación de la Universidad Federal de Mato Grosso (PPGE-IE/UFMT) y docente en la red pública municipal de Cuiabá/MT.

  • Danilo Garcia da SILVA, Universidade Federal de Mato Grosso

    Danilo Garcia da Silva: Profesor Titular de Educación y Profesor del Programa de Postgrado en Educación del Instituto de Educación de la Universidad Federal de Mato Grosso (PPGE-IE/UFMT).

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Publicado

2025-05-19

Cómo citar

Avaliação educacional em Cuiabá: impactos da Prova Cuiabá na prática docente. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 420–439, 2025. DOI: 10.29286/jsrarf90. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19441. Acesso em: 5 dec. 2025.